Notícias
Pesquisa de doutorado defendida no CDTN ganha Prêmio CNEN 2025
Entrega do certificado de Melhor Tese do Prêmio CNEN 2025 (Foto: Douglas Troufa/CNEN)
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) anunciou os vencedores do Prêmio CNEN 2025 de Tese, Dissertação e Iniciação Científica. Na categoria Tese de Doutorado, o prêmio foi para Tiago Augusto Santiago Vieira, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais, representando o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).
A premiação foi criada para valorizar os melhores trabalhos acadêmicos na área nuclear. Os critérios da avaliação incluem a originalidade, a relevância, o grau de inovação e o impacto das pesquisas. É a segunda vez consecutiva que um trabalho defendido e indicado pelo CDTN à categoria Doutorado é premiado.
Na tese premiada nesta edição, intitulada Proposition of a Small Molten Salt Modular Reactor (SMSMR): neutronic and thermal-hydraulic analysis, Tiago Vieira propôs um novo conceito de um reator nuclear, modular e pequeno que usa sal líquido como combustível a partir do ciclo do tório como material fértil, o Small Molten Salt Modular Reactor. Derivado do reator Molten Salt Fast Reactor, a versão proposta seria projetada para evitar problemas com áreas de circulação, com as vantagens de ser menor, contar com menor potência, além de produzir menos plutônio, o que reduz a radiotoxicidade desse tipo de reator.
A metodologia usada empregou Simulação de Monte Carlo e de Fluidodinâmica Computacional para reproduzir cenários de como seria o comportamento dos nêutrons e do escoamento do sal combustível dentro do reator. Também foi verificada a confiabilidade dos resultados a partir dos cálculos de incerteza numérica, isto é, a eventual variação dos resultados.
A pesquisa se alinha às discussões contemporâneas sobre a viabilidade do uso de pequenos reatores modulares (ou SMRs, na sigla em inglês) para a geração de energia elétrica, um dos desafios enfrentados, por exemplo, por data centers de inteligência artificial de grandes empresas, que demandam muita energia.
A tese foi orientada pelo Prof. Dr. Andre Augusto Campagnole dos Santos e com coorientação da Profa. Dra. Graiciany de Paula Barros, ambos do Laboratório de Termo-Hidráulica e Neutrônica (LTHN) do CDTN.
Tiago começou sua carreira na área nuclear há mais de dez anos como bolsista de Iniciação Científica no LTHN, durante a graduação em Engenharia Mecânica, em 2014. É mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação do CDTN.
“O prêmio demonstra a relevância da pesquisa e foi inesperado, de certa forma. Fui ensinado, pelos meus orientadores André e Graiciany, a buscar a excelência na parte técnica e na condução do trabalho independentemente dos reconhecimentos. Do ponto de vista pessoal, é muito gratificante”, comenta Tiago.
A entrega do prêmio foi feita na solenidade de 69 anos da CNEN, no Rio de Janeiro, no dia 10 de outubro. A premiação reconheceu, ainda, trabalhos nas categorias de Iniciação Científica, Pós-Graduação Lato Sensu, Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico. A lista completa está disponível no site da CNEN.
Reconhecimento da melhor tese e da melhor dissertação do CDTN
Em outubro, o PPG-CDTN homenageou a melhor tese e a melhor dissertação defendidas no Programa no ciclo de 2024. As vencedoras Camila Engler e Rebeca Cabral Gonçalves foram reconhecidas em um evento interno, com a entrega de placas de homenagem.
Melhor Tese 2024 do PPG-CDTN
Vencedora: Camila Engler
Título do trabalho: Fatores que Influenciam na Densidade Mamária de Mulheres em Rastreamento ao Câncer de Mama na Cidade de Belo Horizonte - MG
Orientadora: Maria do Socorro Nogueira
Melhor Dissertação 2024 do PPG-CDTN
Vencedora: Rebeca Cabral Gonçalves
Título do trabalho: Desenvolvimento de uma Metodologia Numérica CFD para o Estudo de um Reator SMR do tipo sPWR
Orientador: Andre Augusto Campagnole dos Santos
Deize Paiva
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cdtn.br
