Notícias
Equipe do CDTN recebe treinamento de software de registro e controle de fontes radioativas
Participantes do treinamento: Rogério Mourão, Cliff Stephan (Lucas Inc), Antônio Juscelino, Grigol Basilia (instrutor), Eric Howden (NNSA), Valeria Cuccia e Sandro Seles - Foto: Antônio Santiago
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) recebeu, entre 24 e 26 de fevereiro, peritos estrangeiros que ministraram treinamento no uso do software xAris, uma plataforma para registro, controle e informação sobre inventários de fontes radioativas.
O curso foi dado para a equipe de rejeitos do CDTN, que integra o Serviço de Gerência de Rejeitos (SEGRE). Também participou do treinamento uma servidora do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), uma vez que este instituto também avalia a implantação de um novo sistema para controle de suas fontes.
Desenvolvido no âmbito do programa Radiation Sources Regulatory Partnership, o software é disponibilizado gratuitamente para os países-membros da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O xAris permite o acompanhamento do percurso das fontes radioativas na instalação e fornece, de forma rápida e simplificada, informações relevantes sobre o inventário existente. É possível, entre outras funções, registrar a atividade da fonte radioativa, o tipo de radionuclídeo, o dispositivo da qual faz parte, a prática na qual foi usada (para fontes fora de uso), sua categoria de risco e a sua localização física na instalação ou, no caso do CDTN, no depósito de rejeitos.
A equipe de servidores e colaboradores do Serviço de Tecnologia da Informação (SETEC) instalou previamente o software em um servidor do CDTN e acompanhou o treinamento, prestando apoio durante o evento.
“Nas próximas semanas a equipe do SEGRE irá familiarizar-se com o uso do xAris, que já está operacional, testando todas suas funcionalidades, para avaliar sua adequação às necessidades do Centro. Importante dizer que o CDTN já se havia decidido pela migração de sua base de dados de fontes radioativas do atual sistema SISFONTE para uma plataforma mais moderna, estando inclusive desenvolvendo um outro sistema, denominado Urano. Uma vez finalizada sua implantação, será possível comparar as duas soluções e optar pela mais adequada à nossa instituição”, ressaltou o chefe do Serviço de Gerência de Rejeitos do CDTN, Rogério Mourão.
O xAris já está implantado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Assim como o CDTN, a instituição de São Paulo é uma unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Giulliana Santos
Jornalista do Projeto CENTENA/CDTN/CNEN