Notícias
CNEN e ANSN avançam no concurso público com homologação dos candidatos aprovados
Foto: Divulgação/CNEN
O resultado do concurso público destinado ao preenchimento de 100 vagas na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e 50 na Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), foi publicado nesta sexta-feira, 3 de outubro, no Diário Oficial da União (DOU). A relação completa com o nome dos candidatos aprovados e classificados está disponível também no site do IADES. A homologação de hoje marca uma etapa decisiva do certame e representa um avanço concreto rumo ao provimento de novos servidores. O último concurso para a área nuclear havia sido realizado em 2014.
Dirigentes avaliam que a chegada de novos 150 servidores fortalecerá as duas autarquias. “É com muita satisfação que hoje anunciamos o resultado deste concurso público, que previu vagas pra todo o Brasil. Nas unidades da CNEN, foram contempladas tanto área de pesquisa quanto desenvolvimento e inovação assim como também a área de regulação, que vai ser composta pela ANSN”, enaltece o presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Junior. “Este é um resultado muito esperado para o Brasil. A comunidade científica aguardava há muito tempo por isto. Todas essas pessoas tiveram formação nas universidades, participaram de projetos de pesquisa, algumas vezes até na CNEN. Elas estão tendo a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, de ter seu emprego”, avalia.
Ainda segundo o presidente da CNEN, nos próximos meses, será reforçado um pedido adicional de aditivo para o concurso. “Já iniciamos o processo de solicitação de um segundo concurso público. A nossa expectativa é de que não pare nesse certame, mas sim que continuemos reforçando o quadro de pessoal da instituição e também alavanque no Brasil o progresso nuclear, o desenvolvimento da tecnologia nuclear, gerando emprego e oportunidades para a população que tanto aguardou por esse momento”, destaca.
A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) também comemora a publicação do resultado do concurso. “Esse momento é um marco pra ANSN. A entrada dos novos servidores vai trazer energia nova, conhecimento e capacidade técnica para fazermos cada vez mais e melhor. É um passo que reforça nosso compromisso com a segurança nuclear do país e mostra que estamos construindo uma instituição forte, transparente e preparada pro futuro”, afirmou Ailton Fernando Dias, diretor de Instalações Nucleares e Salvaguardas da ANSN.
O diretor de Gestão Institucional da CNEN, Pedro Maffia, pondera que “há uma necessidade muito forte do setor nuclear de se reforçar, se renovar, buscar manutenção de todos os processos da ciência, da inovação, de tudo que a CNEN construiu ao longo dos seus quase 70 anos.” O gestor ainda pontua que este “é um momento importante para a manutenção desse conhecimento, para a transferência de tecnologia, buscando a continuidade, o progresso da ciência nuclear no país.”
Maffia antecipa que a CNEN está buscando junto ao Ministério de Gestão e Inovação (MGI) marcar a data de provimento dessas vagas, o que requer autorização. “Assim, iniciará um novo ciclo de renovação da CNEN com o ingresso de novos profissionais que estão aguardando há muito tempo essa oportunidade.”
Coordenação de Comunicação CNEN