Notícias
CENTENA é tema de painel na NT2E 2025, evento internacional realizado no Rio de Janeiro
Participantes do painel "Economia circular e regulação) - Foto: Divulgação NT2E 2025
O Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental (CENTENA) foi tema de um painel no evento Nuclear Trade & Technology Exchange (NT2E 2025), organizado pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), no Rio de Janeiro de 20 a 22 de maio de 2025.
Projeto de competência da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CENTENA é coordenado pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), em Belo Horizonte. O CENTENA será dedicado à pesquisa, inovação e capacitação de pesquisadores e diversos profissionais, e irá armazenar os rejeitos radioativos gerados nas centrais nucleares e instalações médicas, industriais e de pesquisas no Brasil.
Durante a NT2E 2025, a coordenadora do CENTENA, doutora Clédola Cássia Tello, participou do painel “Cenário de Combustível Nuclear Usado e Gestão de Rejeitos”, realizado no dia 21 de maio, no qual apresentou o status do Projeto CENTENA.
O CENTENA está atualmente em fase de licenciamento ambiental e finalização de seleção de local, e a cidade onde o Centro será construído deve ser anunciado ainda em 2025.
O empreendimento foi tema também de reuniões e discussões, realizadas com diferentes partes interessadas dentro do âmbito do Projeto CENTENA e das atividades do Serviço de Gerenciamento de Rejeitos (SEGRE) do CDTN.
Tello também foi moderadora do painel “Economia Circular e Regulação”, realizado no dia 22 de maio, no qual foram discutidas a aplicação da economia circular com relação ao NORM (material radioativo de ocorrência natural) e sua regulação. No mesmo dia, a tecnologista do CDTN apresentou e foi monitora para a o tema “Sustentabilidade” dentro das Olimpíadas Nucleares Brasileiras (ONB 2025), desafio organizado pela ABDAN para solucionar questões de NORM.
Giulliana Santos
Jornalista do Projeto CENTENA