Notícias
CDTN sedia Workshop Granioter 2025
Workshop Granioter 2025 (Foto: Kerson Lúcio)
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), sediou o Workshop Granioter 2025 no dia 12 de dezembro. Com o tema “Avanços 2025 e projeções 2026”, o evento reuniu cerca de 75 participantes de mais de 20 instituições parceiras, como representantes da CNEN, de universidades, do setor produtivo, de startups e de hubs de inovação.
O Granioter é uma iniciativa estratégica do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a finalidade de implementar um Hub tecnológico de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos.
Além de apresentar os principais marcos e resultados alcançados em 2025, o evento promoveu a integração entre diferentes instituições do ecossistema de inovação de Minas Gerais e discutiu as perspectivas para o próximo ano.
O debate sobre cooperação e desenvolvimento tecnológico foi ampliado com a mesa-redonda “O poder de acelerar: como as aceleradoras estão redesenhando o futuro da inovação”. Participaram Leandro Rossi (MiningHub), Maria Duarte (Escalab) e Carlos Viana (Biominas), com a moderação de Mariana Yazbeck (FIEMG Lab).
“No evento, houve um relato das startups apoiadas pelo Granioter e o impacto desse apoio em 2025. Destaca-se a realização da Olimpíada Nacional de Nanotecnologia, conduzida pela Universidade Mackenzie, que permitiu uma divulgação importante do Granioter para estudantes de segundo grau em todo o Brasil”, destaca Fernando Lameiras, coordenador do Hub.
As empresas Mineração Borborema, da área de terras raras, e a 3DLopes apresentaram resultados de atividades conduzidas em parceria com o CDTN e apoiadas pelo Granioter.
As fotos do evento estão disponíveis neste link.
Deize Paiva
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cdtn.br