Notícias
RECONHECIMENTO
ABDAN homenageia pesquisador do CDTN com a Medalha de Honra ao Mérito Nuclear
ABDAN homenageia pesquisador do CDTN com a Medalha de Honra ao Mérito Nuclear (Foto: Deivid Oliveira)
Na última segunda-feira (20/10), a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) realizou a solenidade de 38 anos da instituição com homenagens ao setor nuclear. A cerimônia, realizada em Brasília, no Distrito Federal, reuniu lideranças políticas e representantes de instituições nucleares em um encontro para reafirmar o compromisso com a energia nuclear limpa e segura.
Durante a solenidade, a ABDAN homenageou personalidades que, ao longo do ano, desempenharam papel fundamental para o avanço tecnológico e institucional do setor nuclear brasileiro com a Medalha de Honra ao Mérito Nuclear. O pesquisador do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Amir Mesquita, recebeu a honraria na categoria Pesquisa e Desenvolvimento, por suas contribuições ao campo das ciências nucleares do Brasil. O prêmio é uma forma de enaltecer o trabalho de líderes do setor, ressaltando o compromisso em promover o desenvolvimento contínuo da energia nuclear como uma ferramenta essencial para o futuro sustentável do país. Entre os homenageados, estavam o ex-presidente José Sarney e o atual diretor-presidente da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), Alessandro Facure.
“É a maior honraria do setor nuclear brasileiro e a maior distinção que recebi na minha trajetória profissional. Sei que existem vários pesquisadores que também merecem esse prêmio. Assim, é como se eu representasse todos eles”, declarou Amir.

Trajetória e carreira
O pesquisador Amir Zacarias Mesquita possui uma carreira dedicada ao avanço da engenharia nuclear no Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica e mestre em Ciências e Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mesquita é também doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Desde 1982, integra o quadro da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), onde atua como pesquisador titular. Atualmente, é membro do colegiado e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), em Belo Horizonte.
Sua linha de pesquisa concentra-se em engenharia nuclear, com foco em termo-hidráulica e neutrônica experimental aplicada a reatores nucleares de pesquisa e irradiação gama. Além da atuação acadêmica, Mesquita é autor de quatro livros técnicos, sendo o mais recente, "Energia Nuclear: uma introdução" (2023), semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico de 2024. Também assina as obras “Instrumento Digital para Testes por Correntes Parasitas” (2018), “Termo-Hidráulica Experimental de Reator Nuclear de Pesquisa Triga” (2015) e “Digital Control System Simulation for Nuclear Reactor Neutronic Parameters” (2012).
Saiba mais: Servidora e doutoranda do CDTN participam da premiação das Olimpíadas Nucleares 2025
Alice Queiroz
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cdtn.br