Notícias
Bolsa de Estudos Avançados (BEA) - Projeto CENTENA
Bolsa de Estudos Avançados para a execução do trabalho "Licenciamento Nuclear do CENTENA - Estudo para elaboração do Relatório de Local”
Publicado em
22/12/2025 09h26
Atualizado em
22/12/2025 09h30
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) torna público o Edital 03/2025 do seu programa de Concessão de Bolsas de Estudos para a realização de processo seletivo de candidato a 02 (duas) Bolsas de Estudos Avançados (BEA). Os bolsistas selecionados atuarão no projeto CENTENA - Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental, no desenvolvimento do trabalho "Licenciamento Nuclear do CENTENA - Estudo para elaboração do Relatório de Local”.
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 22 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026, exclusivamente por correio eletrônico, para o Serviço de Gerência de Rejeitos (email: segre@cdtn.br) com o ASSUNTO: "Edital BEA CDTN 03/2025 - Inscrição”.
As vagas são presenciais, com a carga horária de 40h semanais. O trabalho será desenvolvido no CDTN - Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, localizado na Avenida Antônio Carlos 6.627, Campus da UFMG - Pampulha - CEP 31270-901.
Valor: R$ 7.500,00
Período: 24 meses
VAGA 01:
Plano de trabalho 1: Elaboração do Relatório de Local para o licenciamento nuclear do CENTENA.
Duração: 24 meses
Supervisor: Clédola Cássia Oliveira de Tello
VAGA 02:
Plano de trabalho 2: Elaboração do Programa de Monitoramento Radiológico e Ambiental (PMRA) para o licenciamento nuclear do CENTENA.
Duração: 24 meses
Supervisor: Cláudio José Chagas
PERFIL DOS CANDIDATOS:
Experiência profissional e acadêmica comprovada em radioproteção, gerenciamento de rejeitos radioativos, licenciamento ambiental e licenciamento nuclear.
· Graduação em Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia Nuclear ou Geociências.
· Ter doutorado em temas associados às áreas de engenharia nuclear, engenharia ambiental, engenharia química ou geociências, com no mínimo 6 (seis) anos de experiência após a obtenção do título, ou grau de mestre com, no mínimo, 11 (onze) anos de experiência subsequente, ou 14 (quatorze) anos de experiência na coordenação de projetos ou atividades de pesquisa e desenvolvimento, de inovação tecnológica, ou de pesquisa em gestão de C&T nas referidas áreas de atuação.
· Ser brasileiro ou estrangeiro residente e em situação regular no País.
· Ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes.
· Possuir no mínimo 5 (cinco) anos de atuação com gestão de grandes projetos.
· Possuir pelo menos 5 (cinco) anos de experiência direta com licenciamento ambiental, preferencialmente em empreendimentos de alto impacto, como instalações nucleares.
· Comprovar vivência em gestão ambiental e conhecimento em segurança nuclear, com experiência específica em radioproteção, gerenciamento de rejeitos radioativos e mitigação de impactos ambientais.
· Ter experiência com processos de licenciamento junto a órgãos reguladores da área ambiental e nuclear.
· Dominar a legislação ambiental e nuclear, especialmente as normas CNEN NN 8.01 e NN 8.02.
· Demonstrar capacidade de liderança e gestão de equipes multidisciplinares.
· Apresentar excelente habilidade de comunicação e domínio completo das três fases do licenciamento ambiental: Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO), e das etapas do licenciamento nuclear: Aprovação do Local (AP), Autorização para Construção (AC) e Autorização para Operação (AO).
· Não possuir vínculo empregatício ou funcional com a CNEN, nem com outras instituições.