Notícias
Primeira Edição do Prêmio Mulheres e Ciência reconhece contribuições femininas na pesquisa
Ontem (12/03), foi realizada a premiação da edição inaugural do Prêmio Mulheres e Ciência, iniciativa criada para valorizar e reconhecer a contribuição das mulheres no avanço da ciência.
O evento contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão. O Prêmio, lançado durante a 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, tem o intuito de destacar a importância do papel feminino na pesquisa científica. O anúncio das vencedoras foi divulgado no dia 28 de fevereiro.
A premiação abrange três categorias que contemplam diferentes aspectos da trajetória das cientistas brasileiras: Estímulo, para pesquisadoras com até 45 anos; Trajetória, para cientistas com 46 anos ou mais; e Mérito Institucional, voltado para instituições que promovem a equidade de gênero na ciência.
O Prêmio Mulheres e Ciência foi realizado pelo MCTI e CNPq em parceria com o Ministério das Mulheres, o British Council e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, com o objetivo de fomentar e fortalecer o protagonismo feminino na área da pesquisa científica no Brasil e na América Latina.
A iniciativa destaca não apenas as conquistas individuais das cientistas, mas também incentiva o reconhecimento institucional da importância de garantir a igualdade de gênero em áreas de conhecimento tradicionalmente predominadas por homens.
Transmissão do evento: https://www.youtube.com/watch?v=4pQDDDZsxGw
Conheça as vencedoras: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/premios/vencedoras-do-1o-premio-mulheres-e-ciencia-recebem-premiacao-em-brasilia
