Notícias
Lançamento do Parque Hub+ UFRJ reúne empresas, universidades e instituições públicas
No dia 11 de novembro, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) participou da inauguração do Parque Hub+, o novo hub de inovação do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O espaço foi criado para, segundo o diretor executivo, Romildo Toledo, conectar ideias, impulsionar projetos e transformar o futuro por meio da inovação colaborativa: “Ele nasce como um espaço de conexão, aprendizado e experimentação. É aqui que a ciência encontra o mercado, que startups se transformam em empresas e que ideias se tornam impacto real.”

- Romildo Toledo - Crédito: Getúlio Ribeiro
O evento, realizado na Inovateca do Parque Tecnológico – uma área de 350 mil m² localizada no coração da cidade universitária –, reuniu representantes de empresas, universidades e instituições públicas.
Na abertura, Toledo também destacou que o Parque contará, em breve, com a presença do CBPF: “Ele trará a parte de materiais avançados, física quântica e outras áreas temáticas que irão proporcionar uma interação muito forte com o Hub+, além do templo da inovação, que o CBPF vai desenvolver conosco”.
O novo prédio do CBPF ocupará um espaço de 10 mil m², que concentrará pesquisas nas áreas de nanotecnologia, tecnologias quânticas, nanosaúde, instrumentação científica, detectores de altas energias, inteligência artificial e inovação.
A mesa de abertura contou ainda com a presença de Cássia Turci (vice-reitora da UFRJ), Guilherme Calheiros (diretor de Planejamento e Gestão da EMBRAPII), Tatiana Roque (secretária Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), Caroline Alves da Costa (presidente da FAPERJ), Carla Santos de Souza Giordano (gerente regional de Pesquisas e Serviços Tecnológicos da FIRJAN), Cristiane Maria da Silva Abreu (gerente do Departamento de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da FINEP), e Maurício Guedes (superintendente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do RJ), que participou de forma remota.

- Mesa de abertura - Crédito: Getúlio Ribeiro
Após a mesa de abertura, o público realizou uma visita guiada pelo Parque Hub+ e, à tarde, assistiu à palestra do professor Francisco Saboya, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e presidente da Associação Nacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (ANPROTEC), além de participar de painéis multissetoriais sobre saúde, descarbonização, meio ambiente e inovação social.
Para saber mais sobre o espaço do CBPF no Parque Hub+: https://www.gov.br/cbpf/pt-br/assuntos/noticias/pedra-fundamental-marca-novo-edificio-do-cbpf-em-ecossistema-de-inovacao
Parque Tecnológico da UFRJ e Parque Hub+: https://parque.ufrj.br/ e https://parque.ufrj.br/hub/