Notícias
Pedra fundamental marca novo edifício do CBPF em ecossistema de inovação
No Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma pedra gravada se torna símbolo de futuro. O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) — instituto que, desde 1949, é casa da física brasileira e berço de instituições científicas fundamentais — lançou, nesta sexta-feira (13), a pedra fundamental de seu novo edifício. Um gesto físico e simbólico que reforça seu papel como fonte de ciência avançada e física aplicada.
Sobre o momento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, que participou da solenidade, avaliou:
“Esse é um dia histórico para a ciência brasileira (...) Daqui nascerão soluções para gargalos reais do nosso país. Como mencionei mais cedo, fundado por Cesar Lattes, o CBPF sempre foi sinônimo de ousadia — e hoje dá mais um passo para consolidar o Rio de Janeiro como um polo de ciência avançada e inovação a serviço do futuro do país”.
Com mais de 10 mil m² e um investimento em torno de R$ 400 milhões, via Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o projeto será uma ponte direta entre a pesquisa de ponta gerada pelo CBPF e o ecossistema de inovação.
Para o diretor do CBPF, Márcio P. de Albuquerque, a expansão reforça o compromisso do instituto em ser referência nacional:
“Esta pedra que hoje lançamos é mais que uma fundação física: é um marco da confiança do Estado brasileiro na ciência. É uma responsabilidade grande que está sendo dada ao CBPF — a criação de uma nova estrutura —, mas estamos comprometidos com o Estado e com a sociedade brasileira em fazê-la funcionar”.
O diretor também agradeceu ao Ministério, à UFRJ, ao Parque Tecnológico e às equipes envolvidas nesse avanço.
A presença do CBPF no Parque Tecnológico permitirá uma conexão mais ágil e eficaz entre suas linhas de pesquisa, empresas públicas, setores industriais e áreas acadêmicas. Segundo Romildo Toledo, diretor do Parque, a iniciativa consolida ainda mais a posição da instituição como referência em inovação integrada:
“Hoje fortalecemos ainda mais o ecossistema de inovação do Rio e do Brasil. A instalação do Centro de Pesquisa e Inovação do CBPF no Parque Tecnológico da UFRJ, dedicado às áreas que impulsionam a fronteira do conhecimento, é a prova viva de que somos o território onde a pesquisa avançada e instituições de excelência convergem para impulsionar o desenvolvimento do país”.
Com a pedra fundamental lançada, o CBPF consolida um ciclo de expansão que teve início pela manhã, com a inauguração dos Laboratórios de Tecnologias Quânticas e de Inteligência Artificial para Física, em sua sede na Urca.
Mais do que marcos isolados, os dois momentos fazem parte de um mesmo movimento: o de um instituto que, há mais de 75 anos, reafirma seu papel estratégico na consolidação da ciência — e projeta, com estrutura e visão, a física como protagonista na fronteira do conhecimento.
Saiba mais:
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=_PFqrahq9VQ
Novos laboratórios do CBPF são inaugurados: https://www.gov.br/cbpf/pt-br/assuntos/noticias/novos-laboratorios-do-cbpf-sao-inaugurados/

