Notícias
CBPF participa de audiência, ao lado do MCTI, pelo fortalecimento da pesquisa e da inovação no Brasil
No dia 5 de novembro, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) participou, em Brasília, da audiência pública da Comissão Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação, representado pelo diretor do instituto, Márcio Portes de Albuquerque.
A plenária, presidida pelo deputado federal Vítor Lippi (PSDB), contou com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, membros da comissão e diretores das unidades de pesquisa (UPs) do MCTI.
Na abertura, Vítor Lippi ressaltou a importância da existência de uma frente parlamentar que defenda a ciência e a tecnologia: “É uma alegria ver esta casa cheia com quem sabe que só o conhecimento transforma. Estamos unidos para fortalecer a Ciência, a Tecnologia e a Inovação no Brasil. É um compromisso com nosso povo para reafirmar nossa soberania e para que tenhamos um país melhor, mais produtivo e competitivo, que atraia mais investimentos”.
A ministra também enfatizou a importância da frente parlamentar e da audiência: “Esta iniciativa vai ao encontro de nossas inquietações para dar a devida prioridade que as políticas públicas para o desenvolvimento e fortalecimento da ciência e da tecnologia merecem, pois fazem parte de qualquer projeto de nação desenvolvimentista”.

- Audiência pública da Comissão Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação - Crédito: Luara Baggi - ASCOM/MCTI
Luciana Santos destacou ainda que o Brasil possui inteligência, expertise e capacidade para ter autonomia e domínio tecnológico, mas é preciso investimento: “Nossas unidades de pesquisa e seus dirigentes estão aqui porque são os mais afetados pelo subfinanciamento da Ciência e da Tecnologia e para reforçarmos, juntos, a necessidade de recompor o orçamento de nosso ministério, pilar do desenvolvimento nacional, que envolve também o custeio das universidades. E isso não é só uma agenda do MCTI, mas do estado brasileiro”.
Para Marcio Albuquerque, a agenda científica no Parlamento é um passo significativo no fortalecimento do diálogo entre o MCTI, suas UPs e o Congresso Nacional: “É um espaço essencial para reafirmar o papel estratégico da ciência brasileira no desenvolvimento do país e na formulação de políticas públicas baseadas em evidências. A presença do CBPF e das UPs demonstra a coesão do sistema nacional de C&T.
O diretor do CBPF afirmou, ainda, a importância de manter a ciência como pauta permanente no Parlamento. Em julho de 2024, O CBPF representou as 17 UPs do MCTI em audiência pública na Câmara dos Deputados requisitada pelo deputado Reimont (PT) para apresentar o cenário da ciência e tecnologia nacional naquele momento e discutir o futuro, com base principalmente na revisão orçamentária e retomada dos investimentos em CT&I, após período em que o Brasil teve uma das mais baixas dotações orçamentárias para a área.
A ministra apresentou as ações do Ministério e os programas de Ciência e Tecnologia, que incluem o SOS Clima e o financiamento de um programa brasileiro de Inteligência Artificial. Ao fim de sua apresentação, convidou os parlamentares presentes para receberem a medalha comemorativa dos 40 anos do MCTI, entregue por diretores e diretoras dos institutos de pesquisa.
Inteligência Artificial, sustentabilidade e segurança alimentar
Além disso, a audiência recebeu palestrantes que falaram sobre “Inteligência Artificial no campo e COP30: tecnologias brasileiras para a sustentabilidade e segurança alimentar”.
Estiveram presentes, compartilhando ações, projetos e produtos relacionados ao tema, Vivian Libório de Almeida, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Alaércio Londe da Silva, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Juliano Antônio Sebben, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Stanley Robson de Medeiros Oliveira, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Alexandre Lopes Martins, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e Natália Machado, da empresa Solinftec.
Transmissão da audiência: https://www.youtube.com/watch?v=OpoHdQuCRMY&list=TLGG4NQ7dZDfHf8wNTExMjAyNQ
CT&I é pauta de audiência na Câmara dos Deputados (2024): https://www.gov.br/cbpf/pt-br/assuntos/noticias/ct-i-e-pauta-de-audiencia-na-camara-dos-deputados