Notícias
FCRB promove Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura
XIV Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura
De 21 a 23 de outubro de 2025, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), no Rio de Janeiro, sedia o 14º Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura, das 9h às 17h30, na Sala de Cursos da instituição. Esta edição, fruto da parceria entre cinco grupos de pesquisa e programas de pós-graduação de referência no cenário nacional, reúne 39 especialistas, em torno da temática "Direito e democratização da comunicação, da cultura e da informação”.
O Colóquio representa uma ação conjunta que tem contribuído para o avanço dos estudos em Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação, a partir da consolidação do diálogo interdisciplinar sobre as relações entre mídia, poder, cidadania e políticas públicas. Isso porque é resultado da cooperação entre os grupos de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura, da Fundação Casa de Rui Barbosa (EPCC - CNPq/FCRB); Políticas e Economia da Informação e da Comunicação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEIC - CNPq/UFRJ); Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência, da Universidade Federal Fluminense (EMERGE - CNPq/UFF); Perspectivas Filosóficas em Informação, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PERFIL-i - CNPq/IBICT); Economia Política da Comunicação, da Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (EPC- CNPq/PUC-Rio).
De acordo com a organização, o objetivo do evento é promover o compartilhamento de conhecimento científico sobre o cenário brasileiro contemporâneo, a partir da reflexão sobre as interfaces entre direito, comunicação, cultura e informação – temas cada vez mais centrais para a consolidação da democracia e a defesa de direitos, em diferentes âmbitos.
“Em 2025, a realização do Colóquio de Economia Política da Comunicação traz um grande diferencial: são 39 pesquisadores, de 5 instituições científicas, com 5 grupos de pesquisa. Tratam-se de referências no campo, que trazem investigações científicas com análises críticas sobre o cenário brasileiro, diante das transformações políticas, econômicas, sociais, culturais e tecnológicas, e promovem grandes contribuições para quem quer entender o direito e a democratização da Comunicação, da Cultura e da Informação no século XXI. Portanto, são grandes centros de pesquisa abrindo suas portas para dialogar com a sociedade”, destaca Eula Cabral, coordenadora-geral do evento e líder do grupo de pesquisa EPCC (CNPq/FCRB).
O evento é gratuito e aberto ao público (com direito ao Certificado para os inscritos), com ênfase para estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e especialistas das áreas de Comunicação, Cultura, Direito e Ciência da Informação. Desse modo, o Colóquio reafirma seu papel como um espaço de convergência crítica e interdisciplinar, assim como fortalece o diálogo entre universidade, poder público e sociedade civil.
Produção científica e lançamento de livros
Durante o 14º Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura, será lançado e-book inédito, com a coletânea da maioria das pesquisas apresentadas durante o evento, com diálogos atuais sobre regulação, políticas culturais, sistemas de informação e democratização da comunicação no Brasil.
Além dessa obra, estão previstos lançamentos de livros de pesquisadores convidados, sob a lógica de difusão do conhecimento científico e valorização da produção acadêmica nacional.
Inscrições
As inscrições e a programação geral do evento, com o detalhamentos dos debates, mesas temáticas e comunicações orais, encontram-se disponíveis aqui (https://doity.com.br/xiv-coloquio-de-economia-politica-da-comunicacao-e-da-cultura). As atividades serão realizadas presencialmente, com transmissão ao vivo pelo Canal da FCRB no Youtube - @canalfcrb .
Programação
DIA 21/10/2025 (TERÇA-FEIRA)
Mediação: Eula D.T.Cabral, líder do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=gAxWu_Ggow0
Palestrantes:
Adilson Cabral, líder do grupo de pesquisa EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência
Eula D.T.Cabral, líder do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC)
Marco Schneider, líder do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i)
Patrícia Maurício, líder do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação (EPC)
Suzy dos Santos, líder do grupo de pesquisa Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC)
MESA 2 – Comunicação e jornalismo no mundo capitalista globalizado e financeirizado
Horário: 14h às 16h
Mediação: Patrícia Maurício, líder do grupo de pesquisa EPC (CNPq/PUC - Rio)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=l6Zuc2D71B4&list=PLaMooh6fwqcpAjvb6ZDg1V8wwMRUUGJ8C&index=2
Dialética da aceleração: regimes de temporalidade da modernidade ao capitalismo tardio
Gustavo Requião Correa de Monlevad
Jornalismo econômico e capital financeiro: uma análise nos jornais O Globo e Valor
Larissa Morais
Influenciadores digitais: uma nova forma de trabalho no neoliberalismo
Luana Matos do Nascimento
Os impactos da inteligência artificial para o jornalismo e o interesse público
Raquel de Queiroz Almeida
MESA 3 – Economia Política das narrativas
Horário: 16h às 17h30
Mediação: Cinthya Pires Oliveira
Link: https://www.youtube.com/watch?v=l6Zuc2D71B4&list=PLaMooh6fwqcpAjvb6ZDg1V8wwMRUUGJ8C&index=2
Fluxos de atenção e construção de pensamento crítico: considerações sobre comunicação para mudança social
Cinthya Pires Oliveira
Inteligência artificial, bioética e decolonialidade
Elen Nas
Jornal católico em disputa: uma análise a partir da Economia Política da Comunicação
Gabriela Misael da Cunha
Desinformação e saúde
Myllena Diniz
Desinformação: múltiplos aspectos de um conceito em disputa
Rosangela de Jesus Fernandes
DIA 22/10/2025 (QUARTA-FEIRA)
MESA 4 – Às velhas caixinhas e além: história, tradição e diversidade referencial na EPC à brasileira
Horário: 10h às 12h
Mediação: Suzy dos Santos, líder do grupo de pesquisa PEIC (CNPq/UFRJ)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=gL1GbFeKLV8&list=PLaMooh6fwqcpAjvb6ZDg1V8wwMRUUGJ8C&index=3
Sentidos da democratização da comunicação na atualidade: desafios regulatórios do ecossistema digital
Chalini Torquato
Mais que um eletrodoméstico, um centro de poder: apontamentos metodológicos para a análise do papel político da televisão aberta no Brasil
Janaine Aires
Representação e representatividade no ecossistema midiático contemporâneo: problemas conceituais e políticos
Luanda Dias Schramm e Eduardo Klein Kohl
Da Economia Política da Comunicação à Economia Política do Jornalismo: precursores, escolas e pesquisas do subcampo no Brasil
Pedro Aguiar
MESA 5 – Crises da Cultura e da Memória no Antropoceno
Horário: 14h às 16h
Mediação: Eula D.T.Cabral, líder do grupo de pesquisa EPCC (CNPq/FCRB)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=3NeJgtmwwhg&list=PLaMooh6fwqcpAjvb6ZDg1V8wwMRUUGJ8C&index=4
Arquivo e arte contemporânea: a virada mnemônica nos ‘Postcards from Brasil’
Denise Jorge Trindade
Museu do Índio ou Museu Nacional dos Povos Indígenas?
Francisco José Gonçalves Gomes
A memória de um tempo presente: O Memorial de Brumadinho
Larissa Gama Louback
Pactos e manifestos no Antropoceno rumo à COP30
Lúcia Novaes
As diferentes prosperidades segundo a IURD: neopentecostalismo e pensamento neoliberal
Vitor Vieira Ferreira
MESA 6 – Ideologias neoliberais: do charme ao fascismo
Horário: 16h às 17h30
Mediação: Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
Link: https://www.youtube.com/watch?v=3NeJgtmwwhg&list=PLaMooh6fwqcpAjvb6ZDg1V8wwMRUUGJ8C&index=4
A vida e o destino de um vestido de algodão: para uma visão marxista da economia política da comunicação e da moda
Alexandra Santo Anastácio
Lutas de classes e classificações: fatores sociais e metodológicos na representação temática de atividades econômicas
Carlos Oki
O Cedet e o ecossistema editorial da Nova Direita
Danielle Fernandes Rodrigues Furlani
Imagens de violência e as mídias do século XXI: como a sociedade reflete nas redes sociais o capitalismo neoliberal
Jader Cleiton Damasceno de Oliveira
A ascensão do anti-herói nas narrativas: uma análise sobre as sociedades dos “homens brancos zangados”
Márcia Gonçalves
DIA 23/10/2025 (quinta-feira)
MESA 7 – Fascismo e algoritmos
Horário: 9h às 11h
Mediação: Marco Schneider, líder do grupo de pesquisa Perfil-i (CNPq/IBICT)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=cYSmI-3uvqg&list=PLaMooh6fwqcpAjvb6ZDg1V8wwMRUUGJ8C&index=5
Hieróglifos sociotécnicos: a construção de invisibilidades no capitalismo de plataforma
Bianca da Costa Maia Lopes
The viral engine of disinformation: antivax and Bolsonarist mobilization and the threat to democracy in Brazil
Camilla Machuy
Behind the cloud, the ground: dialectical frameworks for the political economy of information and communication
Monique Figueira e Bruna Távora
Cultura em disputa: políticas culturais no Brasil sob o olhar da integridade da informação
Priscila Seixas da Costa e Pedro Henrique Conceição dos Santos
MESA 8 – Que democracia queremos para uma comunicação emergente?
Horário: 11h às 13h
Mediação: Adilson Cabral, líder do grupo de pesquisa EMERGE (CNPq/UFF)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=cYSmI-3uvqg&list=PLaMooh6fwqcpAjvb6ZDg1V8wwMRUUGJ8C&index=5
Serviço público de mídia, democracia e a utopia da EBC
Akemi Nitahara
O poderio da Globo nas transformações tecnológicas da televisão: do analógico ao digital
Cintia Augustinha dos Santos Freire
A new data imperialism: Trump’s tariff threats against countries seeking to regulate platforms
Gilberto Scofield Jr.
A Comunicação Comunitária como ferramenta de justiça ambiental
Larissa Souza Rosa Farinazzo
SESSÃO de lançamentos e autógrafos com coffee break
Horário: 15h às 16h
Área externa do hall da FCRB.
MESA 9 – Cenários futuros para a Economia Política da Comunicação, da Cultura e da Informação
Horário: 16h às 17h30
Mediação: Eula D.T.Cabral, líder do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=oyXnjfABVB4&list=PLaMooh6fwqcpAjvb6ZDg1V8wwMRUUGJ8C&index=6 * Haverá sorteio de livros
Palestrantes:
Adilson Cabral, líder do grupo de pesquisa EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE - CNPq/FCRB)
Eula D.T.Cabral, líder do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB)
Marco Schneider, líder do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i - CNPq/FCRB)
Patrícia Maurício, líder do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação (EPC - CNPq/FCRB)
Suzy dos Santos, líder do grupo de pesquisa Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC - CNPq/FCRB)
Confira a chamada de vídeo para o XIV Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura.
Serviço
Evento: 14º Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura
Temática: Direito e democratização da Comunicação, da Cultura e da Informação
Data: 21 a 23 de outubro de 2025
Horário: 9h às 17h30
Local: Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134, Botafogo (RJ - RJ).
Realização:
- FCRB – FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA: Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos e grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNP/FCRB)
- UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano e grupo de pesquisa EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE - CNPq/UFF)
- UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO: Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura e grupo de pesquisa Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC - CNPq/UFRJ)
- IBICT - INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i - CNPq/IBICT)
- PUC-Rio - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO: Programa de Pós-graduação em Comunicação e grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação (EPC - CNPq/PUC-Rio)