Quinze representantes das entidades que integram o Fórum Permanente para o Desenvolvimento da Pesca, Aquicultura e Agricultura Familiar da Região do lago de Tucuruí reuniram com o chefe da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Rocha, na sede da autarquia, em Belém, na tarde desta quinta-feira, 3.
Notícias
O superintendente da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), Paulo Rocha, recebeu, na noite da quinta-feira, 3, uma comitiva de ministros no aeroporto de Belém. Eles participam na capital paraense dos debates e plenárias do “Diálogos Amazônicos”, evento parte da “Cúpula da Amazônia”. As plenárias-síntese acontecem no Hangar e as plenárias transversais, em locais diversos, inclusive no auditório da Sudam, no período de 4 a 6/8. Já os eventos da Cúpula da Amazônia acontecem no Hangar, nos dias 8 e 9/8 e reúnem chefes de estado dos oito países que compartilham a Bacia Amazônica e que fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca), fundada em 1978: Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Venezuela, Guiana e Suriname.
Promoção de negócios para o exterior e atração de investimento para a Amazônia. Esse foi o tema do debate promovido pela Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX-Brasil), na manhã deste sábado, 5, evento que faz parte da programação do Diálogos Amazônicos, que acontece até amanhã, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. O superintendente da Sudam, Paulo Rocha, que estava na mesa de trabalhos do debate, falou da nova Sudam, que agora é o braço do governo federal na Amazônia e visa contrapor o modelo de desenvolvimento que privilegia somente os grandes projetos.
Como parte da programação do Diálogos Amazônicos/Cúpula da Amazônia, que acontece em Belém de 4 a 9 de agosto, aconteceu na manhã deste sábado, 5, um evento que foi chamado de Café da Amazônia, promoção da Embrapa Amazônia Oriental. Na ocasião, foi servido o Café Robusta Amazônico, uma das dez cultivares clonais híbridas de café – cruzamento de conilon e robusta – desenvolvidas pela Embrapa para a região Amazônica.
A Fundação Perseu Abramo lançou na tarde deste sábado, 5, a publicação "Seres e Saberes da Amazônia". O lançamento aconteceu numa plenária do Diálogos Amazônicos/Cúpula da Amazônia, debate que iniciou ontem e vai até amanhã, no Hangar Centro de Convenções, Belém.
Os povos quilombolas foram ouvidos na tarde deste sábado, 5, em uma plenária realizada no Espaço Cultural da Sudam, em Belém. A plenária faz parte da programação do Diálogos Amazônicos, evento que acontece até o domingo, 6. A mesa do evento foi presidida pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Objetivo da plenária foi ouvir os movimentos quilombolas. A secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fernanda Machiaveli, o superintendente da Sudam, Paulo Rocha, a ouvidora do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Eliana Pinto, entre outras autoridades, participaram da plenária.
Seguindo a agenda de eventos no Diálogos Amazônicos, o superintendente da Sudam, Paulo Rocha, participou na manhã deste domingo, 6, da plenária da Central de Movimentos Populares (CMP), que aconteceu na sala B, no Hangar Centro de Convenções e Feiras, em Belém. Em seguida, Paulo Rocha prestigiou a IV Plenária-síntese do evento: "Mudança do clima, agroecologia e as sociobioeconomias da Amazônia: manejo sustentável e os novos modelos de produção para o desenvolvimento regional”, também no Hangar, com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góis.
Riquíssima a discussão sobre fronteiras amazônicas. Aberta pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que destacou a missão do MIDR, isto é, identificar demandas e promover ações em sintonia com as populações que vivem na divisa do nosso País com os territórios vizinhos. O representante do Ministério das Relações Exteriores destacou que fronteira não significa traços de divisão, mas de convivência com os diferentes. Exige visão equilibrada.
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) recebeu para um almoço, nesta segunda-feira, 7, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góis, o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, a diretora-geral adjunta da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), Maria Helena Semedo, e uma equipe da agência especializada das Nações Unidas que lidera os esforços internacionais para erradicar a fome no mundo.
Neste mês de agosto, o Fundo Amazônia (FA) completa 15 anos. Para marcar a data, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizaram um debate no Museu Emílio Goeldi, em Belém, com a participação de representantes de agências financiadoras do FA, dos países da Alemanha e Noruega.
A Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) promoveu um jantar na noite da segunda-feira, 7, no hotel Princesa Louçã, em Belém, em articulação com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), para mediar um diálogo entre o setor produtivo empresarial local, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco da Amazônia, Petrobras e ministérios do governo federal.
A secretária de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA), Edel Moraes, reuniu com o chefe da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Rocha, nesta terça-feira, 8, ocasião em que tratou de demandas para a Ilha do Marajó, tais como políticas para crianças e adolescentes e outras políticas para a região. Edel Moraes, que é ambientalista, pesquisadora amazônida e vice-presidente do Memorial Chico Mendes, é marajoara do município de Curralinho. Ao final da reunião, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, que despachava na Sudam, cumprimentou a secretária. Na reunião na Sudam, ela estava acompanhada de Allan Milhomens, do Departamento de Política de Desenvolvimento Rural Sustentável; Solange Alves e Jacobson Rodrigues, ambos da Secretaria de Povos e Comunidades Tradicionais, além do marajoara Alberto Leão.
Qual o lugar da cultura como forma de desenvolvimento econômijco? Esse foi o debate na reunião ocorrida nesta quinta-feira, 10, no Espaço Cultural da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém, com a participação do superintendente Paulo Rocha, da chefe do Ministério da Cultura (MinC), no Pará, Telma Saraiva, da presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Inês Silveira, e do deputado federal Airton Faleiro, cujo mandato promoveu o evento. A reunião aconteceu de forma híbrida, presencial e online, tendo a participação de fazedores de cultura de todo o Pará.
A população do município de Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó, clama, pedindo socorro às autoridades, aos órgãos de defesa dos direitos humanos, de defesa do meio ambiente, de defesa da moradia digna, defesa da vida. Nesta quarta-feira, 16, em reunião híbrida na sede da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) lideranças do município e autoridades debateram o assunto.
O superintendente da Sudam, Paulo Rocha, reuniu, em Brasília, neste sábado, 19, com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), desembargador Leonan Cruz; com o procurador da República Franklin da Costa; com o ex-deputado federal Paulo Delgado (MG) e com o ex-governador do DF Agnelo Queiroz.
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) realizou na manhã desta quarta-feira, 16, a cerimônia de encerramento de uma etapa do contrato entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública S/S Ltda, no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica Sudam/PNUD.
O superintendente, o diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos (DGFAI), o diretor de Planejamento e Articulação de Políticas (DPLAN) e o diretor de Administração (DIRAD), da Sudam, Paulo Rocha, Jorge Frota, Paulo Roberto Ferreira e Wilson Ferreira, tiveram reunião com a Vale nesta quarta-feira, 23, na sede da autarquia, em Belém.
O superintendente da Sudam, Paulo Rocha, participou no Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde desta terça-feira, 5, de cerimônia em homenagem ao Dia da Amazônia. Antes do evento, o chefe da Sudam reuniu com o ministro do MIDR, Waldez Góes e Flávio Dino, do MJS, ocasião em que saudaram o superintendente e ofereceram apoio ao trabalho à frente da Sudam.
Em reunião com os ministros da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Brasília, o chefe da Sudam, Paulo Rocha, recebeu a grata notícia de que o MJSP vai garantir a instalação de duas plataformas de segurança pública nos estados do Amapá, Amazonas e no Pará.
O superintendente da Sudam, Paulo Rocha, fez um pequeno balanço das ações da nova gestão à frente da autarquia nesses meses. O relato aconteceu na tarde desta segunda-feira, 4, em reunião no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em Brasília, com a presença do ministro da pasta, Waldez Góes e de representantes de cada vinculada ao MIDR.