Entenda como a modernização trabalhista incentiva o crescimento da sua empresa
Com a modernização trabalhista, os custos de produzir no Brasil serão reduzidos. Empresários poderão tirar projetos da gaveta, aumentar quadro de funcionários e melhorar a margem de lucro. Na prática, a mudança na legislação permite um melhor funcionamento da economia e do ambiente de negócios.
O Governo do Brasil, com a modernização, cria as condições necessárias para novos investimentos, para o crescimento sustentável e para a geração de empregos. A partir dessas mudanças, o País deve melhorar sua posição em um ranking internacional de eficiência do mercado de trabalho, o que indica um Brasil mais desenvolvido e produtivo para famílias e empresários.
Confira as mudanças para a sua empresa
As vantagens da modernização: segurança jurídica incentiva investimentos
Regulamentação de novas atividades e regras mais claras prometem impulsionar os negócios, além de trazer mais segurança jurídica. Com a entrada em vigor da modernização trabalhista, funções antes sem previsão legal agora têm regulamentação, direitos históricos estão mantidos e a relação entre trabalhadores e empregadores se torna mais estável.
Novas regras facilitam ampliação do quadro de funcionários com mais eficiência
A partir da entrada em vigor da nova legislação trabalhista, em 11 de novembro, o cenário para os negócios pode se tornar mais positivo. As regras trazem potencial de criação de trabalho e liberdade para negociação entre patrão e trabalhador. Dados do setor privado apontam para uma geração potencial de até 2 milhões de vagas de emprego.
Entenda o que mudou nas contratações e no que deve ser pago ao trabalhador
Agora, com a modernização trabalhista, as regras vão ser mais modernas e coerentes com as realidades tecnológica, social, econômica e das relações de trabalho no Brasil. Muita coisa que ainda era engessada poderá ser acordada entre patrão e trabalhador, mas todos os direitos históricos, previstos na Constituição de 1988, serão preservados.
Demissão por acordo vai reduzir conflitos trabalhistas
A modernização trabalhista vai permitir que empregados e empregadores definam, consensualmente, o término do contrato de trabalho com a demissão por acordo.Essa medida cria uma formalização do que já ocorria no mercado brasileiro, o que é bom para todas as partes. A partir de agora, quando pedir para sair da empresa, o funcionário poderá negociar com o patrão e receber metade da multa de 40% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e metade do aviso prévio indenizado.
Legislação trabalhista é fortalecida e adaptada à realidade do País
Sem as mudanças na legislação, o sistema produtivo brasileiro continuaria atrasado frente a realidade e ao que há de mais moderno no mercado de trabalho. Essas alterações foram construídas para tornar o País mais eficiente, o que vai melhorar as condições do ambiente de negócios e gerar mais empregos.
Modernização aumenta rapidez da Justiça Trabalhista
A modernização trabalhista, sancionada em julho pelo presidente da República, Michel Temer, entra em vigor no próximo dia 11, e traz novidades para a Justiça do Trabalho, no âmbito da Consolidação das Leis dos Trabalho (CLT). A instância continua a valer, mas as alterações devem acelerar a tramitação de ações judiciais e evitar inconsistências e tentativas de fraudes. Os cidadãos continuam a ter direito de procurar essa instância para solucionar impasses com as empresas. A Justiça, agora, traz uma maior responsabilização para quem apresentar fatos duvidosos em uma demanda.
Confira a íntegra da lei: Modernização Trabalhista deixa País mais moderno
Depois de 74 anos com as mesmas regras trabalhistas, entra em vigor no Brasil uma legislação, moderna e adequada aos tempos atuais. A partir de sábado (11), empregadores e trabalhadores poderão construir melhores relações entre si, o que vai tornar o País mais competitivo, mais produtivo e com mais empregos.
Fonte: Governo do Brasil
