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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar 2ª via de Carteira de Registro Nacional Migratório

Solicitar 2ª via de Carteira de Registro Nacional Migratório

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Justiça e Segurança

Nacionalidade, Estadia e Outros Direitos > Serviços para Estrangeiros
Solicitar 2ª via de Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) " Solicitar 2ª via de Carteira de Estrangeiro" , " Solicitar 2ª via de Cédula de Identidade de Estrangeiro"
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Avaliação: 4.7 (1043)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 25/11/2025
  • O que é?

    Este serviço é para solicitar a segunda via da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), caso sua carteira anterior tenha sido perdida, roubada, extraviada ou danificada. A nova carteira será idêntica à anterior (mesmo nome e validade).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Estrangeiros que possuem a CRNM ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE), com autorização de residência válida, e que precisam de uma segunda via.

    Se você ainda não tem autorização de residência ou registro, pode utilizar os serviços de "Obter Autorização de Residência" ou "Registrar-se como estrangeiro no Brasil".

    Se precisar alterar dados ou renovar a CRNM, use o serviço Substituir Carteira de Registro Nacional Migratório".

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar 2ª via da CRNM

      De posse da documentação necessária, preencha o formulário, conforme modalidade pretendida.

      Canais de prestação

        Web : 

      Incluir GRU (Atenção! Caso esteja utilizando tradução automática, é necessário retornar ao site original (URL original), conforme imagem).

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      A emissão da CRNM é um serviço digitalizado, que não permite solicitações em papel, e não dispomos de um atendimento offline. Dessa forma, se o sistema estiver fora do ar, entre em contato com o serviço de migração da unidade de Polícia Federal do seu Estado.

        Web : 

      Preencher formulário (Atenção! Caso esteja utilizando tradução automática, é necessário retornar ao site original (URL original), conforme imagem).

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      A emissão da CRNM é um serviço digitalizado, que não permite solicitações em papel, e não dispomos de um atendimento offline. Dessa forma, se o sistema estiver fora do ar, entre em contato com o serviço de migração da unidade de Polícia Federal do seu Estado.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Requerimento próprio, por meio de formulário eletrônico devidamente preenchido no site da PF;

      • No caso de CRNM danificada, apresentar o documento original; no caso de extravio, furto ou roubo, apresentar o Boletim de Ocorrência Policial.

      • Documento de viagem ou documento oficial de identidade ou documento emitido por órgão público brasileiro que comprove a identidade do requerente, mesmo que vencido ou expirado;

      • Comprovante de emissão de CRNM (código de receita 140120, valor R$204,77), quando aplicáveis (para emitir Guia de Recolhimento da União (clique aqui). 

        (Atenção! Caso esteja utilizando tradução automática, é necessário retornar ao site original (URL original), conforme imagem).

      • Em caso de indisponibilidade do sistema de coleta de dados biométricos da Polícia Federal, poderá ser solicitada 1(uma) foto 3x4 recente, colorida, fundo branco, papel liso, de frente;

      • Para mais informações, verifique Dúvidas Frequentes.

      Custos

      • Taxa de emissão da Carteira de Registro Nacional Migratório - código da receita STN 140120
        R$ 204,77

      Tempo de duração da etapa

      Em média 20 minuto(s)
    2. Realizar agendamento

      Salvo os casos previstos no art. 67 do Decreto nº 9.199/2017, o atendimento ocorrerá somente na unidade da Polícia Federal da circunscrição onde esteja domiciliado o requerente.

      Canais de prestação

        Web : 

      Ao preencher o formulário de solicitação, será possível fazer agendamento. Após isso, caso queira agendar, reagendar, consultar ou cancelar atendimento, clique aqui. 

      (Atenção! Caso esteja utilizando tradução automática, é necessário retornar ao site original (URL original), conforme imagem).

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      A emissão da CRNM é um serviço digitalizado, que não permite solicitações em papel, e não dispomos de um atendimento offline. Dessa forma, se o sistema estiver fora do ar, entre em contato com o serviço de migração da unidade de Polícia Federal do seu Estado.

      Custos

      • Sem custo.
        R$ 0,00

      Tempo de duração da etapa

      Em média 20 minuto(s)
    3. Comparecer na unidade da Polícia Federal
      • Compareça na unidade da Polícia Federal para atendimento no horário agendado.

      Canais de prestação

        Presencial : 
      • O solicitante deve se dirigir à unidade da Polícia Federal em que haja atendimento a imigrantes da circunscrição onde esteja domiciliado o requerente.
      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Custos

      • Sem custo.
        R$ 0,00

      Tempo de duração da etapa

      Em média 30 minuto(s)
    4. Receber a Carteira de Registro Nacional Migratório

      A 2ª via da carteira de registro nacional migratório será entregue na unidade de atendimento da Polícia Federal.

      Canais de prestação

        Presencial : 
      • É necessário verificar se o documento está pronto para ser retirado. Quando isso ocorrer o sistema irá informar “Seu documento foi confeccionado e está pronto para ser retirado” e disponibilizará um formulário específico para entrega de documento.
      • Preencha o formulário disponibilizado e faça o agendamento para a retirada do documento na unidade de atendimento correta. Algumas unidades dispensam o agendamento (nestes casos o sistema irá informar que "não há agenda para o serviço escolhido").
      Tempo estimado de espera :  Até 30 dia(s) útil(eis)

        Aplicativo móvel : 

      Consultar status da carteira (Atenção! Caso esteja utilizando tradução automática, é necessário retornar ao site original (URL original), conforme imagem).

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      A emissão da CRNM é um serviço digitalizado, que não permite solicitações em papel, e não dispomos de um atendimento offline. Dessa forma, se o sistema estiver fora do ar, entre em contato com o serviço de migração da unidade de Polícia Federal do seu Estado.

      Custos

      • Sem custo.
        R$ 0,00

      Tempo de duração da etapa

      Em média 30 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 60 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Esse é o tempo médio estimado para os processos que atendam as devidas orientações de instrução e formalidade.

    É possível acompanhar a solicitação. Clique aqui.

    Mantenha os dados de contato atualizados. Para alterar clique aqui. 


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    • Horários e peculiaridades de atendimento nas unidades PF:

    No caso de dúvidas relativas à particularidades locais das unidades de atendimento, tais como: dias e horário de funcionamento da unidade, necessidade ou não de agendamento prévio, dentre outras, consulte uma unidade da Polícia Federal.

    • Para mais informações clique aqui

    Este é um serviço do(a) Polícia Federal . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.

    Serviços PF.png


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Substituir Carteira de Registro Nacional Migratório
  • Obter Autorização de Residência
  • Registrar-se como Estrangeiro no Brasil
  • Obter Documento Provisório de Registro Nacional Migratório
  • Prorrogar Estada como Turista no Brasil
  • Renovar Protocolo de Refúgio para solicitante que está no Sisconare
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: ImigranteEstrangeiroSegunda viaCarteira de Registro Nacional MigratórioCarteira de Identidade de EstrangeiroCédula de Identidade de EstrangeiroCarteira do EstrangeiroCRNMCIERNMRNE
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