Obter Carteira Digital de Trânsito (CDT) Você também pode conhecer este serviço como: CNH digital; CRLV digital
Última Modificação: 31/07/2019
  • O que é?

    A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é disponibilizada por meio de um aplicativo e permite a obtenção das versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação - CNH e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV (documento do veículo).
    Com a Carteira Digital de Trânsito, é possível gerenciar a carteira de motorista e os documentos de diferentes veículos em um só aplicativo, direto do celular.
    Esses documentos digitais têm o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas.
    A autenticidade, confiabilidade e integridade da CNH e CRLV digitais podem ser verificadas sem necessidade de acesso à internet, com o uso do aplicativo Vio. A verificação por meio de qualquer outro aplicativo, que não tenha sido desenvolvido pelo Serpro ou encomendado pelo Denatran, não garante a integridade dos dados contidos na CDT. Caso os dados lidos pelo QR Code sejam diferentes das informações exibidas na CNH ou CRLV (digital ou impressa), trata-se de uma possível falsificação.
    As cópias impressas da CNH Digital e CRLV Digital, mesmo com a assinatura digital do Detran, têm apenas o valor de cópia autenticada e, portanto, não substituem a CNH e CRLV impressas.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa que possua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo)



    Para gerar a versão digital da CNH, é necessário que:
    - A versão em papel possua o QR Code (apenas para carteiras emitidas a partir de 01/05/2017);
    - O Detran emissor da CNH tenha aderido ao Sistema "Carteira Digital de Trânsito", conforme Resolução Contran nº 598/2016. Todas as UF's realizaram a adesão.


    Para gerar a versão digital do CRLV, é necessário que:
    - O Detran emissor do CRLV tenha aderido ao Sistema "Carteira Digital de Trânsito", conforme Resolução Contran nº 720/ 2017. Confira aqui quais estados já aderiram ao CRLV Digital.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Instalar o aplicativo e realizar o cadastro

      Instalar o aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito" no smartphone e realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.

      Canais de prestação

        Aplicativo móvel : 

      https://servicos.serpro.gov.br/carteira-digital/

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Ativar a conta

      Clicar no link enviado pelo aplicativo para o e-mail cadastrado

      Canais de prestação

        E-mail : 

      informado no aplicativo durante o cadastro.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Gerar CNH digital

      Para adicionar a CNH Digital no aplicativo, o usuário deve validar previamente o seu cadastro, pessoalmente, junto ao Detran da sua jurisdição. Caso possua certificado digital, a validação pode ser feita por meio do Portal de Serviços do Denatran, sem necessidade de atendimento presencial.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Endereço do Detran da jurisdição da CNH.

        Web : 
        Aplicativo móvel : 

      https://servicos.serpro.gov.br/carteira-digital/

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Gerar CRLV digital

      Para adicionar um documento CRLV digital no aplicativo, não é necessário realizar validação de cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT).

      Canais de prestação

        Aplicativo móvel : 

      https://servicos.serpro.gov.br/carteira-digital/

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Este é um serviço do Ministério da Infraestrutura . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    O tempo de validade da CNH Digital e CRLV Digital é o mesmo da versão impressa.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.


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