Obter Vinculação de Usuário Administrador no Sistema de Registro de Operações (SIROS) Você também pode conhecer este serviço como: SIROS
Solicitar
Última Modificação: 12/03/2020
Sistema de Registro de Operações (SIROS)
  • O que é?

    O objetivo do serviço é cadastrar usuário com perfil de administrador para utilização do Sistema de Registro de Operações (SIROS), com poderes para gerenciar (vincular, excluir etc.) usuários de perfil de registro e perfil de leitura, além de visualizar, incluir e alterar registros de voos.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas brasileiras de transporte aéreo público.

    Empresas estrangeiras que operam no brasil transporte aéreo público.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar cadastro

      Cadastrar-se como usuário no Sistema de Registro de Operações de Serviços Aéreos - SIROS. Em seguida, solicitar a vinculação do usuário administrador à Agência, via Protocolo Eletrônico da ANAC. No sistema, utilizar o Tipo de Processo Empresas, Oper. e Serv. Aéreos: Cadastro de Usuário no Sistema de Registro de Operações (SIROS) e anexar a solicitação formal de cadastro.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Solicitação formal assinada pelo representante legal da empresa, com a indicação do nome completo do usuário, documento (CPF ou passaporte para estrangeiros) e o e-mail de contato para esse perfil.

      Canais de prestação

        Web : 

      Protocolo Eletrônico. Clique aqui para acessar o sistema.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Em caso de indisponibilidade do sistema, favor entrar em contato com a ANAC pelo e-mail sei@anac.gov.br

        Web : 

      SIROS – Sistema de Registro de Operações. Clique aqui para acessar o sistema

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 10 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Acesse a página Fale com a ANAC ou ligue para o Canal de Atendimento 163.


    Este é um serviço do Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Lei nº 11.182, de 27 de setembro de 2005.

      Resolução n° 440, de 09 de agosto de 2017.

      Manual do Sistema de Registro de Operações (SIROS), disponível aqui.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei Nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Não se aplica.


Esta informação foi útil para você?