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Você está aqui: Página Inicial Serviços Obter autorização para fabricação de embalagem de transporte aéreo de produtos perigosos

Obter autorização para fabricação de embalagem de transporte aéreo de produtos perigosos

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aéreo > Autorizações e Aprovações
Obter autorização para fabricação de embalagem de transporte aéreo de produtos perigosos
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O transporte de produtos perigosos por via aérea exige cuidados adicionais, dentre eles o emprego de embalagens especiais, projetadas e testadas para resistir a diversos tipos de esforços, amplitudes de vibração e variações extremas de temperatura e pressão inerentes ao transporte aéreo.

    Como forma de assegurar seu desempenho e as condições de projeto, é necessário garantir que as embalagens sejam fabricadas e testadas sob um programa de controle de qualidade que satisfaça aos requisitos regulamentares previstos no RBAC 175 e aos requisitos técnicos aplicáveis previstos no DOC. 9284-AN/905 -  Instruções Técnicas para o Transporte Seguro de Artigos Perigosos pelo Modal Aéreo, da Organização de Aviação Civil Internacional.

    Ao final do processo para a obtenção da aprovação, o solicitante irá receber o certificado de aprovação de cada projeto aprovado, uma relação com as embalagens aprovadas e a autorização de produção para a unidade fabril aprovada.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Detentor dos direitos, por autoria do projeto ou por aquisição de licença do autor, do projeto da embalagem que pretende fabricar.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar aprovação de projeto e fabricação

      Para a fabricação de embalagens para artigos perigosos do modal aéreo, o requerente deve submeter à ANAC dois processos via o protocolo eletrônico, um contendo a documentação de projeto e outro contendo a documentação pertinente para aprovação da produção.
      Observação:Somente realizar o protocolo do serviço se já tiver evidências do atendimento à seção 5.6, itens 5.6.1 e 5.6.2 da IS 175-012B

      Canais de prestação

        Web : 

      As solicitações devem ser realizadas pelos canais listados abaixo.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.

      Para solicitar Aprovação de Projeto

        Web : 

      A solicitação deve ser realizada por protocolo eletrônico no sistema SEI, utilizando o tipo de processo "Certificação de Produto: Embalagem para Transporte Aéreo de Artigo Perigoso e Congêneres"

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.

      Para solicitar aprovação para fabricação

        Web : 

      A solicitação deve ser realizada por protocolo eletrônico no sistema SEI, utilizando o tipo de processo: "Certificação de Produto: Organizações de Produção – Certificação".


      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      Para solicitar aprovação de projeto
      • Formulário de requerimento - SEI (Apêndice D)

      • Memorial Descritivo

      • Desenhos técnicos das embalagens e de seus componentes/acessórios

      • Plano de ensaio detalhado

      • Especificação de matéria prima/componentes

      • Instrução de utilização

      • Outros documentos que componham o projeto, conforme definido no item 4.6 da IS 175-012B

      • Relação dos materiais, componentes e equipamentos utilizados na fabricação

      • Declaração de Conformidade de Projeto conforme modelo ANAC (Apêndice E)

      • Ficha técnica de produção, com os parâmetros de processo por sopradora para embalagens plásticas (quando aplicável)

      • Especificação de cada dispositivo, artigo ou substância passíveis de classificação na classe 1

      • ART de projeto assinada pelo responsável técnico habilitado

      Para solicitar aprovação para a fabricação
      • Contrato social e Alterações

      • CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)

      • Lista mestra de desenhos e especificações técnicas com “status” da revisão

      • Lista mestra de procedimentos da qualidade com “status” da revisão

      • Lista de matérias primas e seus respectivos fornecedores

      • Lista dos processos de fabricação

      • Lista de gabaritos e/ou ferramentais (com identificação individual)

      • Organograma da empresa

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Solucionar eventuais pendências documentais

      Solucionar eventuais pendências encontradas durante análise dos documentos de projeto e análise preliminar dos documentos de produção.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o Protocolo Eletrônico. 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 20 e 30 dia(s) útil(eis)
    3. Receber a ANAC para execução de ensaios

      É verificado se há necessidade de realização de coleta de amostra para teste em ambiente de produção ou se pode ser verificada a conformidade em laboratório. 

      Realiza-se o agendamento e a execução dos ensaios requeridos, conforme plano de ensaio aprovado, de acordo com a disponibilidade da ANAC, Laboratório e empresa requerente.

      Os relatórios de testes apresentados são analisados e aprovados pela ANAC.

      Canais de prestação

        Presencial : 
      O solicitante deve receber a ANAC para verificação in loco
      Tempo estimado de espera :  Até 15 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      No caso de solicitação de agendamento de ensaios
      • Procedimentos de produção;

      • Cronograma de atividades e planejamento; e

      • Documentação técnica de projeto da embalagem.

      No caso de receber a ANAC para execução de ensaios
      • Plano de Ensaio Aprovado; 

      • Declaração de Conformidade de Projeto; e

      • Inspeção de Conformidade.

      No caso de obter Relatório com aprovação de ensaio
      • Relatórios de ensaios individualizados por modelo de embalagem.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 70 e 165 dia(s) útil(eis)
    4. Receber auditoria da ANAC

      A ANAC auditará a empresa a fim de verificar se o sistema de gestão da qualidade apresentado pela empresa está implementado.

      Canais de prestação

        Presencial : 
      O solicitante deve receber a ANAC para verificação in loco
      Tempo estimado de espera :  Até 15 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Entre 50 e 90 dia(s) útil(eis)
    5. Solucionar eventuais pendências da auditoria

      O solicitante deverá apresentar as correções para os produtos e processos não conformes e ações corretivas para eliminar as causas raízes de eventuais não-conformidades identificadas na empresa.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o Protocolo Eletrônico

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      Documentação a ser preenchida caso haja não conformidades a serem sanadas
      • Plano de Ação Corretiva

      Tempo de duração da etapa

      Em média 65 dia(s) útil(eis)
    6. Receber a Aprovação de Projeto de Embalagem para Transporte Aéreo de Artigos Perigosos

      São elaborados e emitidos os certificados de aprovação de projeto, relação de embalagens aprovadas e autorização de fabricação.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o Protocolo Eletrônico

      Tempo de duração da etapa

      Entre 10 e 15 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 365 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

     


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Lei 7.565/1986 - Código Brasileiro de Aeronáutica;

    • RBAC 175 - Transporte de artigos perigosos em aeronaves civis.

    • Requisitos técnicos aplicáveis previstos no DOC. 9284-AN/905.

    • IS 175-012B


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


  • Atos Públicos de Liberação
    • Autorização de fabricação de embalagem para o transporte aéreo de produtos perigosos Ver detalhes

SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter Certificado de Produto Aeronáutico Aprovado (CPAA ou CPAA-OTP)
  • Credenciar-se como instrutor de artigos perigosos
  • Obter aprovação de Grande Modificação ao Projeto de Tipo requerido pelo detentor do CT nacional (Certificado de Tipo)
  • Obter Certificado de Organização da Produção (COP) com Registro de Limitação da Produção (RLP)
  • Obter Certificação como Organização de Projeto
  • Obter Aprovação de Aeronavegabilidade para Exportação de Produtos Aeronáuticos
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Transporte aéreoprodutos perigososanac
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