Inscrever-se no Cadastro Único Você também pode conhecer este serviço como: Cadastro Único, CadÚnico
Última Modificação: 19/06/2020
  • O que é?

    Importante: Caso esteja buscando o serviço "Auxílio Emergencial de R$ 600" clique aqui

    O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado. 

    Conheça os principais programas que utilizam o Cadastro Único:
    Programa Bolsa Família
    Programa Tarifa Social de Energia Elétrica
    Isenção de Taxas em Concursos Públicos
    ID Jovem
    Carteira do Idoso
    Programa Minha Casa, Minha Vida
    Programa Bolsa Verde

    Para saber se você está inscrito no Cadastro Único, acesse aqui:

     

    O cadastramento não é feito pela internet! É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade para se inscrever.

     

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Famílias ou pessoas que moram sozinhas podem se cadastrar se:

     

    - somando o salário de todas as pessoas da família e dividindo pelo número de membros da família, o valor for de até R$ 522,50 (metade do salário mínimo) por mês; OU

    - a soma dos salários de todas as pessoas da família for de até R$ 3.135,00 (três vezes o salário mínimo); OU

    - estiverem em situação de rua, seja uma pessoa sozinha em situação de rua ou uma família em situação de rua; OU

    Pode ser que você não esteja em nenhuma dessas situações, mas precise fazer seu cadastro para receber um serviço que exija isso. Se esse for seu caso, poderá se cadastrar também.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Para se cadastrar

      Verifique o local onde é feito o Cadastro Único na sua cidade. Você pode ir até um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS para se informar ou procurar a Prefeitura. Algumas prefeituras exigem que você agende o seu cadastramento, então tente planejar com antecedência e saber como funciona essa ação na sua cidade.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Importante: No dia da entrevista, não será preciso que toda a família vá ao local de cadastramento. Se você for maior de 16 anos, e preferencialmente mulher, poderá cadastrar toda a família. Mas, atenção: a pessoa que prestar a informação será chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) no Cadastro Único. Um outro recado: a entrevista demora mais ou menos uma hora, então  se programe para ir com tempo suficiente, certo?

      • Responsável pela Unidade Familiar (RF) – deve comparecer com pelo menos um desses documentos:

        - CPF; ou 

        - Título de Eleitor.

         

      Responsável pela Família Indígena
      • Deve comparecer com pelo menos um desses documentos:

        - CPF; ou

        - Título de Eleitor; ou

        - Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI); ou

        - Outros documentos de identificação, como Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho.

      Responsável pela Família Quilombola
      • Deve comparecer com pelo menos um desses documentos:

        - CPF; ou

        - Título de Eleitor; ou

        - Outros documentos de identificação, como Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho.

      Demais membros da família
      • O Responsável pela Unidade Familiar (RF) deve estar com um desses documentos de cada pessoa da família:

        - Certidão de Nascimento; ou

        - Certidão de Casamento; ou

        - CPF; ou

        - Carteira de Identidade – RG; ou

        - Carteira de Trabalho; ou

        - Título de Eleitor.

      Cadastramento de pessoas que não têm documento
      • Caso tenha faltado algum documento seu ou de alguém de sua família na hora do cadastramento, é obrigação da prefeitura fazer o cadastro mesmo assim. Mas, atenção: nesse caso, o seu cadastro  vai ficar incompleto e você não poderá participar dos programas sociais. Por isso, apresente todos os documentos o quanto antes para garantir todos seus direitos.

      Documentos não obrigatórios, mas que ajudam no cadastramento (em todos os casos)
      • - Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz;

        - Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver comprovante, leve o nome da escola de cada criança ou jovem.

        - Carteira de Trabalho.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Variam de cidade para cidade. Se você não souber onde é feito o cadastro, procure algum Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Bolsa Família em seu município. Clique aqui para buscar o CRAS mais perto de você.

      Tempo estimado de espera Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Em média 1 hora(s)
    2. Para atualizar suas informações

      Você vai precisar atualizar o seu cadastro a cada dois anos ou sempre que tiver alguma mudança na família. Exemplos:

      - alguém na família nasceu ou morreu;
      - a família mudou de endereço;
      - alguém foi morar em outro lugar;
      - as crianças entraram ou mudaram de escola;
      - alguém passou a ganhar mais ou menos na família;
      - a família mudou de cidade.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Responsável pela Unidade Familiar (RF) – deve comparecer com pelo menos um desses documentos:

        - CPF; ou

        - Título de Eleitor.

      Responsável pela Família Indígena
      • Deve comparecer com pelo menos um desses documentos:

        - CPF; ou

        - Título de Eleitor; ou

        - Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI); ou

        - documentos de identificação, como Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho.

      Responsável pela Família Quilombola
      • Deve comparecer com pelo menos um desses documentos:

        - CPF; ou

        - Título de Eleitor; ou

        - Outros documentos de identificação, como Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho.

      Demais membros da família
      • O Responsável pela Unidade Familiar deve estar com um desses documentos de cada pessoa da família:

        - Certidão de Nascimento; ou

        - Certidão de Casamento; ou

        - CPF; ou

        - Carteira de Identidade – RG; ou

        - Carteira de Trabalho; ou

        - Título de Eleitor.

      Documentos não obrigatórios, mas que ajudam no cadastramento (em todos os casos):
      • - Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz;

        - Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver comprovante, leve o nome da escola de cada criança ou jovem.

        - Carteira de Trabalho.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Variam de cidade para cidade. Se você não souber o lugar do cadastro, procure algum Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor do Bolsa Família. Clique aqui para buscar o CRAS mais perto de você.

      Tempo estimado de espera Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 1 hora(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    A entrevista do Cadastro Único dura, em média, 1 hora para ser realizada. Já o agendamento do cadastramento é organizado por cada município de acordo com um calendário próprio. Assim, o tempo de espera até o atendimento presencial vai variar de cidade para cidade. Em vários municípios o governo local tem um número central de telefone, com opções que permitem agendar uma data para o cadastramento.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Em caso de dúvidas, reclamações e sugestões, acesse o site da Ouvidoria do Ministério da Cidadania ou ligue no telefone 121 da Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania. A ligação é de graça e pode ser realizada por telefone fixo ou celular.


    Este é um serviço do Ministério da Cidadania . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O(A) usuário(a) deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O(A) usuário(a) do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os(as) idosos(as) com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os(as) obesos(as), conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000​


Esta informação foi útil para você?