Inscrever-se no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal Você também pode conhecer este serviço como: Cadastro Único, CadÚnico.
Última Modificação: 31/07/2019
  • O que é?

    O Cadastro Único é um registro criado para o Governo Federal saber melhor quem são e como vivem as famílias brasileiras mais pobres.


     

    Ao se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro Único, uma família ou pessoa pode tentar participar de diferentes programas sociais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Telefone Popular, entre outros.


     

    Mas é importante saber que estar no Cadastro Único não significa a entrada automática nestes programas, pois cada um deles tem suas regras.


     

    É obrigatória a atualização das informações a cada dois anos, mesmo que não haja mudança nas características das famílias.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos e Famílias de baixa renda

    Recebem até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até 3 salários mínimos de renda total por mês.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Cadastrar informações

      Ir até o posto de atendimento e prestar informações ao entrevistador.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      Responsável pela Unidade Familiar
      • CPF; ou

      • Título de Eleitor.

      Responsável pela Família Indígena
      • CPF; ou

      • Título de Eleitor; ou

      • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI); ou

      • Outros documentos de identificação, como Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho;

      Responsável pela Família Quilombola
      • CPF; ou

      • Título de Eleitor; ou

      • Outros documentos de identificação, como Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho;

      Demais pessoas da família
      • Certidão de Nascimento; ou

      • Certidão de Casamento; ou

      • CPF; ou

      • Carteira de Identidade (RG); ou

      • Carteira de Trabalho; ou

      • Título de Eleitor.

      Documentos não obrigatórios mas que ajudam no cadastramento:
      • Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz;

      • Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver comprovante, leve o nome da escola de cada criança ou jovem;

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, Posto de Atendimento do Cadastro Único

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Atualizar informações

      Sempre que houver mudança na situação da família cadastrada é necessário atualizar as informações, como por exemplo:


       

      ¨ Nascimento ou morte de alguém na família;

      ¨ Saída de um integrante para outra casa;

      ¨ Mudança de endereço;

      ¨ Entrada das crianças na escola ou transferência de escola;

      ¨ Aumento ou diminuição da renda, entre outros.


       

      Mesmo sem mudança na família, o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, obrigatoriamente.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      Responsável pela Unidade Familiar
      • CPF; ou

      • Título de Eleitor.

      Responsável pela Família Indígena
      • CPF; ou

      • Título de Eleitor; ou

      • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI); ou

      • Outros documentos de identificação, como Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho;

      Responsável pela Família Quilombola
      • CPF; ou

      • Título de Eleitor; ou

      • Outros documentos de identificação, como Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho;

      Demais pessoas da família
      • Certidão de Nascimento; ou

      • Certidão de Casamento; ou

      • CPF; ou

      • Carteira de Identidade (RG); ou

      • Carteira de Trabalho; ou

      • Título de Eleitor

      Documentos não obrigatórios mas que ajudam no cadastramento:
      • Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz;

      • Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver comprovante, leve o nome da escola de cada criança ou jovem;

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, Posto de Atendimento do Cadastro Único

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 1 hora(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este é o tempo de atendimento para cada uma das etapas do serviço.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Este é um serviço do Ministério da Cidadania . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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