Acessar o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social

Acessar o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) " CRAS" , " PAIF"
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Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

  • O que é?

    O CRAS é um local público onde são oferecidos os serviços de Assistência Social. Lá você pode:

    - fazer seu Cadastro Único;
    - ter orientação sobre os benefícios sociais;
    - pedir apoio para resolver dificuldades de relacionamento e de cuidados com os filhos;
    - fortalecer a convivência com a família e com a comunidade;
    - ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social;
    - ter orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica;
    - ter orientação sobre outros serviços públicos;

    O CRAS é um direito seu, é gratuito e é mantido pela Prefeitura e pelo Governo Federal.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, ou seja, que estão passando por dificuldades do dia-a-dia. O CRAS atende pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Ser atendido no CRAS

      Você só precisará encontrar um CRAS perto de você e se informar na recepção sobre o atendimento. Se a sua cidade é pequena, pode ser que só tenha um CRAS, mas se ela for maior, deve ter um CRAS perto de onde você mora. Procure informações na Prefeitura de sua cidade ou acesse o site abaixo para consultar os endereços.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Você não vai precisar de nenhuma documentação para ser atendido. Mas se tiver documento, é bom levar o CPF, a carteira de identidade ou outro documento seu.

      Canais de prestação

        Web : 

      No CRAS mais próximo de você. Consulte os endereços no site: aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Em geral, o CRAS fica aberto durante 8 horas por dia. 


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Este é um serviço do Ministério da Cidadania, em parceria com a Prefeitura. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato pelo telefone 121 (a ligação é gratuita tanto para celular como para telefone fixo).


    Este é um serviço do Ministério da Cidadania . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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