Notícias

Bolsonaro assina ato de fortalecimento do Programa Forças no Esporte

O objetivo é melhorar a qualidade de vida de jovens e de crianças carentes, promovendo a inclusão social
publicado 06/11/2019 18h00, última modificação 06/11/2019 19h30
Bolsonaro assina ato de fortalecimento do Programa Forças no Esporte

O objetivo é melhorar a qualidade de vida de jovens e de crianças carentes, promovendo a inclusão social

Na data de comemoração dos 300 dias de governo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou decreto de fortalecimento do Programa Forças no Esporte (Profesp) e o Projeto João do Pulo (PJP). As iniciativas vão ser ampliadas com a participação dos ministérios da Defesa, Cidadania, Educação, Esportes e Mulher; Família e Direitos Humanos, e terão maior segurança jurídica. Assim, os programas contarão mais recursos e poderão aumentar em número de beneficiados. “O programa Profesp já conta com cerca de 30 mil jovens no contraturno à escola. É um projeto barato e com resultados significativos”, disse o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

O evento em comemoração aos 300 dias de governo também contou com a participação de atletas militares, integrantes do Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas (PAAR), que retornaram da China, após a disputa dos 7º Jogos Mundiais Militares. Jair Bolsonaro parabenizou os atletas e reforçou a importância do incentivo ao esporte. 

Nos Jogos Mundiais Militares, o Brasil obteve a 3ª colocação geral com 88 medalhas. Muitos desses atletas estarão presentes em 2020 nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Forças no Esporte

O Profesp tem o objetivo de promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.

O Programa Forças no Esporte é considerado um dos mais eficazes programas preventivos de segurança pública, além de sua ação no fortalecimento da soberania nacional. O Projeto João do Pulo (PJP) é uma extensão do Profesp e atende pessoas com deficiência de ambos os sexos, priorizando crianças e jovens.

O Programa de Atletas de Alto Rendimento, das Forças Armadas, em parceria com a Secretaria Nacional do Esporte, do Ministério da Cidadania, contribui decisivamente para uma verdadeira transformação do Brasil em potência olímpica, criando um novo modelo, que se encontra em plena evolução e que representa um compromisso com as gerações futuras.