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Você está aqui: Página Inicial Serviços Obter passaporte

Obter passaporte

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Viagens e Turismo

Preparação para Viagem > Brasileiro indo para o exterior
Obter passaporte " Tirar passaporte" , " Tirar laissez-passer" , " Emissão de passaporte"
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Avaliação: 4.8 (70540)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Atenção! Pagou e não recebeu o protocolo ou não consegue agendar? Cuidado com páginas falsas, saiba ✛

    Olá! Este é o único site oficial do governo brasileiro onde você pode solicitar Passaporte e outros documentos de viagem como passaporte de Emergência, Laissez-Passer e Passaporte para Estrangeiro.

    ATENÇÃO EDITOR — para evitar perda da formatação, edite DIRETAMENTE no código fonte, clicando no botão acima HTML.

    Passaporte é um documento de viagem, ou seja, é um documento aceito como identificação do viajante em outro país. Nele podem ser registrados vistos, autorizações, entradas e saídas.

    Passaporte Diplomático e Passaporte Oficial ou de Serviço não são emitidos aqui: visite o serviço consular para sua emissão.

    Aqui, além do Passaporte comum, também são emitidos Passaporte para Estrangeiro e Laissez-Passer, desde que atendidas as condições legais.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Este serviço se dedica exclusivamente a quem se encontra em território brasileiro e que atende aos requisitos legais, de acordo com a nacionalidade, brasileiro ou não brasileiro.

    RESUMO DAS ETAPAS

    A imagem mostra as etapas do serviço que serão descritas a seguir: Etapas na emissão de passaporte
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher o formulário
      O formulário deve ser preenchido com atenção, pois omitir informações gerará atraso e, em alguns casos, impossibilitará a obtenção do passaporte, além de configurar crime de falsidade ideológica.
      Antes de preencher o formulário, você será direcionado a verificar se possui a documentação necessária, que será exigida no dia do atendimento presencial.

      Canais de prestação

        Web : 

      Preencher Formulário

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
      Desde 2009, o passaporte é um serviço digitalizado, que não permite solicitações em papel. Não dispomos de atendimento offline: se o sistema estiver fora do ar, entre em contato conosco e tente novamente mais tarde.

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 minuto(s)
    2. Pagar taxa
      A taxa é gerada automaticamente no fim da etapa anterior (junto com o protocolo). O pagamento pode ser feito por:
      1 · PagTesouro — PIX ou Cartão de Crédito — ou por
      2 · Boleto, via código de barras.
      Para gerar taxa depois que o protocolo foi criado, utilize o canal de prestação a seguir.

      Canais de prestação

        Web : 

      Pagar taxa

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
      Desde 2009, o passaporte é um serviço digitalizado, que não permite solicitações em papel. Não dispomos de atendimento offline: se o sistema estiver fora do ar, entre em contato conosco e tente novamente mais tarde.
      Dúvidas sobre o pagamento da taxa

      Custos

      • 𝗧𝗔𝗫𝗔 𝗖𝗢𝗠𝗨𝗠 a todas as solicitações
        R$ 257,25
      • Urgência e Emergência: 𝗧𝗔𝗫𝗔 𝗖𝗢𝗠𝗨𝗠 ✛ 𝗧𝗔𝗫𝗔 𝗔𝗗𝗜𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 de R$ 77,17 gerada durante o atendimento, totalizando
        R$ 334,42
      • Passaporte anterior VÁLIDO extraviado ou perdido: 𝗧𝗔𝗫𝗔 𝗖𝗢𝗠𝗨𝗠 ✛ 𝗧𝗔𝗫𝗔 𝗔𝗗𝗜𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 de R$ 257,25 gerada no atendimento, totalizando
        R$ 514,50

      Tempo de duração da etapa

      Entre 24 e 72 hora(s)
    3. Agendar atendimento
      Ao agendar o atendimento, deve-se escolher o posto considerando que a entrega do passaporte ocorrerá na mesma unidade e dentro de um prazo máximo de 90 (noventa) dias corridos. Depois desse prazo, o passaporte não retirado será cancelado, com total prejuízo da taxa paga.

      Canais de prestação

        Web : 

      Agendar | Reagendar | Consultar

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
      Desde 2009, o passaporte é um serviço digitalizado, que não permite solicitações em papel. Não dispomos de atendimento offline: se o sistema estiver fora do ar, entre em contato conosco e tente novamente mais tarde.
      Dúvidas sobre o agendamento

      Tempo de duração da etapa

      Entre 1 e 15 dia(s) útil(eis)
    4. Comparecer à unidade escolhida
      No dia do atendimento presencial, o solicitante deverá apresentar a documentação necessária em via original.
      O atendente fará a conferência da documentação e das informações cadastradas, coletará dados biométricos — impressões digitais e fotografia facial — e informará o prazo de entrega, em geral, entre 6 e 10 dias úteis.

      Canais de prestação

        Presencial : 
      O atendimento presencial é obrigatório a todo solicitante de passaporte, inclusive no caso do solicitante menor de 18 anos.
      Tempo estimado de espera :  Até 20 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Lista geral de documentos
        A lista acima é geral, para mera consulta. Uma lista individualizada de documentos será criada antes do preenchimento do formulário, a partir das características pessoais informadas pelo solicitante.
        Dúvidas sobre o atendimento

      Tempo de duração da etapa

      Entre 5 e 20 minuto(s)
    5. Consultar andamento
      Após o atendimento presencial, é possível consultar o andamento da solicitação. A entrega será possível somente quando o resultado da consulta informar que o passaporte — Documento de viagem — está disponível para entrega. A entrega do passaporte ocorrerá na mesma unidade e dentro de um prazo máximo de 90 (noventa) dias corridos. Depois desse prazo, o passaporte não retirado será cancelado, com total prejuízo da taxa paga

      Canais de prestação

        Web : 

      Consultar Andamento

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Desde 2009, o passaporte é um serviço digitalizado, que não permite solicitações em papel, e não dispomos de um atendimento offline. Dessa forma, se o sistema estiver fora do ar, entre em contato conosco.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 6 e 10 dia(s) útil(eis)
    6. Receber passaporte pronto

      Se a consulta ou e-mail informa que o passaporte está pronto, o titular deve comparecer à mesma unidade em que foi atendido, com documento de identificação pessoal.

      Várias unidades realizam a entrega por ordem de chegada, enquanto que outras realizam a entrega por agendamento. A forma de atendimento será informada no dia da solicitação do passaporte.
      Dúvidas sobre o pagamento da taxa

      Canais de prestação

        Presencial : 
      O passaporte é entregue somente ao titular. O menor de 16 anos deverá ser acompanhado por um dos genitores ou responsável legalmente instituído por eles. No caso do solicitante menor de 12 anos, o passaporte poderá ser entregue a um dos genitores ou responsável legalmente instituído por eles, desde que apresente documento de identificação do menor.
      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Recebeu seu passaporte?

        Presencial : 
      É muito importante pra nós que avalie nosso atendimento. Para isso, será enviado um e-mail com instruções de avalição. Caso não receba o e-mail após o recebimento do passaporte, visite Pesquisa de Satisfação
      Tempo estimado de espera :  Até 0 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
        • Documento de identificação original do titular, cuja fotografia o identifique plenamente. No caso do menor de 12 anos, a Certidão de Nascimento pode ser apresentada em substituição ao documento de identificação.
      Acompanhante do menor
        • Documento de identificação original do responsável legal presente, cuja foto o identifique plenamente
        • Se o acompanhante não for um dos genitores, deverá apresentar a documentação específica que o institui responsável legal com poderes específicos para a emissão do passaporte do menor, a não ser que já a tenha apresentado no dia da solicitação do passaporte do menor

      Tempo de duração da etapa

      Entre 2 e 5 minuto(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 6 e 10 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Em alguns períodos do ano, esse prazo pode variar por causa do aumento na procura, aproximação de período de férias escolares etc.

    Tenho uma urgência, o que devo fazer?


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Horários e peculiaridades de atendimento nas unidades PF:

    No caso de dúvidas relativas à particularidades locais das unidades de atendimento, tais como: dias e horário de funcionamento da unidade, necessidade ou não de agendamento prévio, dentre outras, consulte uma unidade da Polícia Federal.

    A Polícia Federal não possui call center ou telefone para atendimento ao público referente ao serviço de emissão de passaporte. Visite nossa seção de Dúvidas Frequentes.


    Este é um serviço do(a) Polícia Federal . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade
    Tempo de Validade
    Tipo de passaporteValidade
    Passaporte de Emergência até 1 ano
    Passaporte para Estrangeiro até 2 anos
    Laissez-passer até 2 anos
    Passaporte Comum variável
    idade até 1 ano 1 ano
    idade entre 1 e 2 anos 2 anos
    idade entre 2 e 3 anos 3 anos
    idade entre 3 e 4 anos 4 anos
    idade entre 4 e 18 anos 5 anos
    maior de 18 anos 10 anos
      

    Legislação
    • Decreto Nº 1.983, de 14 de Agosto de 1996.

    • Instrução Normativa 173, de 21 de julho de 2020.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    Em respeito aos princípios expressos na Lei nº 13.460/17, o usuário deve receber um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade ― Respeito ― Acessibilidade ― Cortesia ― Presunção da boa-fé ― Igualdade ― Eficiência ― Segurança e Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial (quando necessário) em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
    As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido na Lei 10.048 de 8 de novembro de 2000, têm direito a atendimento prioritário. O próprio agendamento do atendimento permite que sua espera na unidade seja a menor possível.
    Continua com alguma dúvida?
    Ao longo das etapas, nos apresentaremos as dúvidas específicas de cada uma delas. Se ainda assim você gostaria de sanar alguma dúvida antes de começar, visite Dúvidas Frequentes.
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