Notícias

JICON 2021: Observatório Nacional promove Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica

Publicado em 25/11/2021 08h22 Atualizado em 30/11/2021 11h59
SITE_JICON.png

O Observatório Nacional (ON) promove, nos dias 8 e 9 de dezembro, sua tradicional Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JICON-2021). O evento será realizado de forma remota com transmissão ao vivo pelo canal do ON no YouTube e ficará gravado para acesso posterior.

O objetivo da JICON-2021 é apresentar ao público os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica patrocinado pelo CNPq (PIBIC/ON/CNPq) e do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica patrocinado pelo ON (PICT-ON).

Além disso, a jornada visa despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante a sua participação em projetos de pesquisa, preparando-os para o ingresso na pós-graduação.

Neste evento, bolsistas e ex-bolsistas PIBIC do período 2020-2021 e bolsista PICT/ON do período 2021-2022 terão a oportunidade de divulgar as suas pesquisas, mostrando o estágio do desenvolvimento e os resultados alcançados. Também participarão do encontro virtual estudantes voluntários e bolsistas de outros estados. 

Eles farão apresentação das pesquisas em Astronomia e Geofísica que estão desenvolvendo em conjunto com pesquisadores do ON.

Ao todo, serão 28 apresentações orais divididas nos dois dias do evento. Cada  apresentação terá a duração de 15 minutos seguidos por mais 5 minutos destinados à arguição dos avaliadores, são eles: Dr. Gustavo Benedetti Rossi, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e o Dr. Rodrigo Bijani, da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ).

“Os nossos Programas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica são importantes para dar incentivo aos alunos de graduação em Astronomia e Geofísica e áreas afins, no aprendizado acadêmico/científico. Eles têm a oportunidade de desenvolver pesquisas diretamente com um cientista do ON. Muitos dos alunos que passam por esses programas acabam fazendo mestrado e doutorado no ON. Alguns deles hoje já são cientistas ativos renomados no Brasil e no exterior", destacou Emanuele La Terra, pesquisador do ON e presidente da Comissão PIBIC e PICT.

Ao fim do evento, a JICON concederá Certificados de Melhores Trabalhos e Menções Honrosas para as pesquisas de destaque em Astronomia e Geofísica, da seguinte forma: 

Astronomia:

- 2 Certificado de Melhor Trabalho em Astronomia: 1 para PIBIC e 1 para PICT

- 2 Menções Honrosas em Astronomia: 1 para PIBIC e 1 para PICT.

Geofísica

- 1 Melhor trabalho e 1 Menção Honrosa para Geofísica

A JICON 2021 será organizada e conduzida por: Maria da Graça, secretária do ON, Dra. Liliane Paiva Panetto, bolsista de Geofísica do ON, e Dr. André Wiermann, pesquisador em Geofísica do ON e vice-presidente da Comissão PIBIC e PICT.

A Comissão PIBIC e PICT é formada pelos seguintes membros:

  • Emanuele Francesco La Terra - Presidente

  • André Wiermann - Vice-Presidente

  • Maria das Graças Brito Vargas - Secretária

  • Liliane Paiva Panetto - membro

  • Jorge Marcio Carvano - membro

  • Ricardo Ogando - membro

  • Simone Daflon - membro

Confira a programação completa da Jornada.

08/12 - Quarta-feira/Manhã (Astronomia): Clique aqui para assistir

08/12 - Quarta-feira/Tarde (Geofísica): Clique aqui para assistir

09/12 - Quinta-feira/Manhã (Astronomia): Clique aqui para assistir 

09/12 - Quinta-feira/Tarde (Astronomia): Clique aqui para assistir 

 

Conteúdo relacionado