Notícias

Câmara de Vassouras/RJ homenageia participantes da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Publicado em 21/11/2021 14h23 Atualizado em 23/11/2021 13h21
SITE-noticia-IOAA-2.png

Os dez estudantes de ensino médio que competiram na 14ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) receberam uma homenagem do plenário da Câmara Municipal de Vassouras (RJ).

Equipes do Brasil na IOAA 2021 são homenageados em Vassouras

A Moção de Aplausos e Congratulações foi concedida aos estudantes durante a Sessão Ordinária realizada na noite de quinta-feira (18). Foram homenageados: Bruno Makoto Tanabe de Lima, Otávio Casagrande Ferrari, André Andrade Gonçalves, Ian Seo Takose, Gabriel Hemétrio de Menezes, Eduardo Henrique Camargo de Toledo, Cauan Hideki Magalhães Kazama, Ualype de Andrade Uchôa, Gabriela Martins dos Santos e Maria Antônia Corrêa Picanço del Nero.

Também foram homenageados o professor representante da OBA em Vassouras, Leonardo Santos Corrêa; o líder da equipe principal, Eugênio Reis Neto, a supervisora das provas, Josina Oliveira do Nascimento, do Observatório Nacional; e as professoras incentivadores da popularização do ensino de Astronomia e Ciências na Região do Vale do Café, Kesia Huais Vieira Braga e Sandra Regina Garcia Leite.

As honrarias foram entregues pelo vereador Cássio do Mercado, autor da proposta, em nome de todos os parlamentares.

 

Vereador Cássio do Mercado, professor Leonardo Corrêa, Eugênio Reis, Kesia Braga e Sandra Leite

“O professor Leonardo foi um dos responsáveis por trazer a primeira Olimpíada Internacional de conhecimento para o Brasil, que foi a 6ª IOAA, em 2012. O Brasil não tinha sediado nenhuma olimpíada internacional ainda e, graças a indicação do professor Leonardo, que era conhecido de um grupo de astrônomos dos Rio, nós viemos para o Vale do Café e escolhemos Vassouras para hospedar os líderes internacionais e Barra do Piraí para hospedar os estudantes. Agora, nove anos depois, eu fico emocionado de trazer novamente os estudantes para Vassouras. Para mim, é muito gratificante estar de volta com a IOAA”, afirmou Eugênio em sua fala na Câmara.

 

Líder de equipe brasileira Eugênio Reis discursa na Câmara de Vassouras

A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica é uma competição para estudantes do ensino médio e alto desempenho de todo o mundo. Esta edição foi realizada de forma híbrida entre 14 e 21 de novembro de 2021, sob coordenação da Colômbia.

O Brasil participa da olimpíada desde sua primeira edição em 2007, com equipes formadas através de um processo seletivo organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e instituições parceiras, incluindo o Observatório Nacional (ON). 

Acesse aqui a galeria de fotos da 14ª Edição da IOAA.

Conheça os brasileiros que participam da 14ª IOAA.