Notícias
83 anos do Bituca
Milton Nascimento e a Censura
No dia 26 de outubro de 2025, o compositor Milton Nascimento comemora 83 anos de idade. Com uma trajetória marcada por sucessos como “Travessia", "Clube da Esquina", "Maria, Maria” e “Coração de Estudante”, Milton sempre se posicionou contra a ditadura e sofreu com a censura, a perseguição política e mesmo a separação de sua família.
Gravou, com Chico Buarque, uma das canções mais conhecidas na denúncia contra a censura, a música “Cálice”, composta por Chico e Gilberto Gil. No mesmo ano, seu disco Milagre dos Peixes (1973) foi um grito de resistência. Com várias letras censuradas, Milton usou de diferentes estratégias para dizer o que não podia ser dito.
A letra musical de “Os escravos de Jó”, em parceria com Fernando Brant, por exemplo, foi quase toda vetada. A denúncia da exploração do trabalho, a violência da escravidão e o racismo eram temas tabu para a ditadura. Porém a alegação utilizada foi de que a música teria trechos “pornográficos”.
A estratégia do compositor foi submeter novamente a música à censura utilizando apenas os poucos versos liberados. Na gravação, Milton substituiu os trechos proibidos por uma potente instrumentação, sons e cantos que remetiam aos terreiros, cantados por Clementina de Jesus. O álbum virou símbolo de ousadia artística e denúncia silenciosa contra a censura.