Notícias
O Movimento Feminino pela Anistia
Dia Internacional da Mulher
Em 1979, as mulheres brasileiras desempenharam um papel fundamental na conquista da Anistia Política, um marco na nossa história. O Movimento Feminino pela Anistia (MFPA), criado em 1975, foi a primeira entidade a levantar a bandeira da anistia e teve um papel essencial na luta por justiça e pela redemocratização do Brasil. Liderado por mulheres corajosas como Therezinha Zerbine, o movimento uniu forças para pressionar o governo pela Anistia ampla, geral e irrestrita, garantindo o retorno dos exilados e a libertação dos presos políticos.
Formado por mulheres de diferentes origens, o MFPA não apenas buscava a reconciliação nacional, mas também, como muitas vezes acontece, foi o ponto de partida para o fortalecimento da luta feminista no Brasil, representando mulheres que se uniram por um país mais justo e democrático.
Em plena ditadura, essas mulheres quebraram o silêncio e enfrentaram a repressão, lutando por liberdade, dignidade e direitos humanos.
Hoje, celebramos sua coragem e a importância dessas mulheres na construção do Brasil que temos hoje.
Saiba mais sobre essa história de resistência, coragem e luta pela democracia no artigo da historiadora e pesquisadora do Arquivo Nacional, Januária Teive, no site do Que República é Essa: bit.ly/diadamulherMFPA
