Notícias
15 de outubro
Dia dos Professores
Nesse dia 15 de outubro, celebramos a resistência das professoras e dos professores durante a ditadura e seu compromisso docente apesar dos muitos obstáculos enfrentados no período.
Após o golpe de 1964, a educação brasileira passou por uma profunda crise. Além da intensa vigilância e censura aos conteúdos em sala de aula, a educação básica atravessou um período de pouco investimento e agravamento de suas condições precárias.
Na direção contrária ao projeto de educação como um direito de todos, a ditadura implementou a chamada modernização conservadora que acentuou desigualdades e deixou marcas profundas e duradouras na educação pública brasileira.
O projeto militar priorizava o controle ideológico e o tecnicismo sobre a formação humana. Com um viés elitista e inspirado no modelo norte-americano, a ditadura concentrou investimentos nas áreas consideradas estratégicas do ensino superior, deixando de lado as humanidades e a formação de professores.
Foram muitos os professores que resistiram a esse modelo e foram vítimas da repressão nas escolas e universidades.
Porém no final dos anos 1970 o movimento docente ressurgiu e, ao lado do movimento estudantil, saiu em defesa da autonomia das escolas e universidades, da liberdade de ensino e de mais verbas para a educação.
Agradecemos hoje às professoras e aos professores que nunca deixaram de carregar a bandeira por uma educação pública, gratuita e de qualidade.