Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Arquivo Nacional » Memórias Reveladas
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • mei
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Assuntos
    • Comissões da Verdade
      • Comissão Nacional da Verdade
      • Comissão Camponesa da Verdade
      • Estaduais
      • Municipais
      • Regionais
      • Sindicais
      • Universitárias
    • Prêmio Memórias Reveladas
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Perguntas Frequentes
  • Centrais de conteúdo
    • Exposições
      • A ditadura por sua agência
      • Na teia do regime militar
    • Links
    • Multimídias
      • Áudios
      • Imagens e documentos do período de 1964 - 1985
      • Aulas
      • Vídeos
    • Publicações
      • Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas
      • Livros
    • Banco de Dados Memórias Reveladas
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Institucional
      • Histórico
      • Competências
      • Composição
      • Base Jurídica
    • Ações e Programas
      • Ações
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos (Arquivo Nacional)
      • Legislação
    • Participação Social
  • Composição
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Google+
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias Ministro defende institucionalização da política de direitos humanos no Brasil
Info

Notícias

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida afirmou que vai criar um órgão permanente para monitorar as ações e as recomendações da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que investigou violações aos direitos humanos praticadas pela ditadura militar (1964-1985)

Ministro defende institucionalização da política de direitos humanos no Brasil

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 03/05/2023 12h49
Ministro defende institucionalização da política de direitos humanos no Brasil

Presidente da CDHMIR, Deputada Luizianne Lins, e Ministro Silvio Almeida recebem relatório do Instituto Vladimir Herzog

O anúncio aconteceu, nesta quarta-feira (26), na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara (CDHMIR), presidida pela deputada Luizianne Lins (PT-CE), após apresentação do relatório de monitoramento das recomendações da CNV apresentado pelo Instituto Vladimir Herzog e pela Fundação Friedrich Ebert (FES) Brasil em nome do fortalecimento da democracia.

Comissão Nacional da Verdade


Durante a audiência, o ministro Sílvio Almeida reiterou a importância da Comissão Nacional da Verdade, criada por lei em 2012, por uma ação do Congresso Nacional, que sintetizou a vontade popular de lidar com o problema da memória, da verdade, da justiça e da não repetição.
“O descumprimento sistemático do estado brasileiro em relação as recomendações da Comissão Nacional da Verdade sinaliza as fragilidades da democracia e das instituições brasileiras. Elas explicam o dia 8 de janeiro, o negacionismo e a necessidade de que as pessoas que perpetraram ações antidemocráticas no dia 8 de janeiro sejam responsabilizadas exemplarmente”, pontou o ministro.
Judiciário
O Chefe da Assessoria Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Nilmário Miranda também participou do debate.
Nilmário falou sobre o roteiro do grupo de trabalho interministerial para implementar as recomendações da Comissão Nacional da Verdade, entre elas, a responsabilização civil, criminal e administrativa dos envolvidos, sem direito a anistia.
Ele destacou ainda o papel do Judiciário "para destravar o processo de anistia, que deve valer para a vítima do Estado brasileiro, e não para o algoz e a vítima como vem sendo mantido até hoje no Brasil."
Relatório
Durante apresentação do relatório de monitoramento das recomendações da Comissão Nacional da Verdade, Gabrielle Abreu, do Instituo Vladimir Herzog, lembrou que a organização da sociedade civil acabou assumindo o compromisso cívico com a ajuda de várias pessoas e organizações para o fortalecimento da democracia e a defesa da responsabilização dos agentes públicos que cometeram graves violações de direitos humanos na ditadura, uma vez que o estado brasileiro não seguiu as recomendações da Comissão.
“A ausência de responsabilidade dos agentes públicos na ditadura, de acordo com o relatório, é um dos pilares da cultura da impunidade que impera no país, daqueles que atentam contra os direitos humanos e a democracia”, explicou Gabrielle.
O relatório aponta ainda, o cumprimento de apenas duas recomendações da Comissão Nacional da Verdade: a revogação da Lei de Segurança Nacional por meio da criação de vetos à Lei dos crimes contra o Estado Democrático de Direito (recomendação 18); e a recomendação 25, que sugeriu a audiência de custódia.
Ele identificou ainda, 97 proposições legislativas: 74 referentes a aperfeiçoamento institucional e legislativo, nove aos direitos dos povos indígenas e 14 aos direitos da população LGBTQIA+
A presidente do colegiado, deputada Luizianne Lins (PT-CE) fez um balanço positivo da audiência pública.
“Nós temos a alegria de numa audiência pública receber o relatório de monitoramento do Instituto Vladimir Herzog e da Fundação Friedrich Ebert (FES) Brasil sobre as recomendações da Comissão Nacional da Verdade, em 2014, para os poderes públicos do Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário. Recebemos o monitoramento das ações que foram e não foram realizadas, das que retrocederam., e dentro disso, a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara, da qual presido, vai trabalhar junto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para buscarmos o cumprimento das medidas implementadas pelo relatório da Comissão da Verdade.
Participaram também do debate, a presidente da Comissão de Anistia, Eneá de Stuz e Almeida; o presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, André Leão; Pedro Dallari, representante da Comissão Nacional da Verdade; o diretor executivo da Fundação Friedrich Ebert, Christopher Heuser, a assistente social e professora adjunta da UnB, Elaene Rodrigues Alves, além de membros e não membros da CDHMIR.

Fonte: Câmara dos Deputados, 02/05/2023

Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/ministro-defende-institucionalizacao-da-politica-de-direitos-humanos-no-brasil

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Assuntos
    • Comissões da Verdade
      • Comissão Nacional da Verdade
      • Comissão Camponesa da Verdade
      • Estaduais
      • Municipais
      • Regionais
      • Sindicais
      • Universitárias
    • Prêmio Memórias Reveladas
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Perguntas Frequentes
  • Centrais de conteúdo
    • Exposições
      • A ditadura por sua agência
      • Na teia do regime militar
    • Links
    • Multimídias
      • Áudios
      • Imagens e documentos do período de 1964 - 1985
      • Aulas
      • Vídeos
    • Publicações
      • Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas
      • Livros
    • Banco de Dados Memórias Reveladas
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Institucional
      • Histórico
      • Competências
      • Composição
      • Base Jurídica
    • Ações e Programas
      • Ações
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos (Arquivo Nacional)
      • Legislação
    • Participação Social
  • Composição
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Google+
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca