Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Arquivo Nacional » Memórias Reveladas
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • mei
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Assuntos
    • Comissões da Verdade
      • Comissão Nacional da Verdade
      • Comissão Camponesa da Verdade
      • Estaduais
      • Municipais
      • Regionais
      • Sindicais
      • Universitárias
    • Prêmio Memórias Reveladas
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Perguntas Frequentes
  • Centrais de conteúdo
    • Exposições
      • A ditadura por sua agência
      • Na teia do regime militar
    • Links
    • Multimídias
      • Áudios
      • Imagens e documentos do período de 1964 - 1985
      • Aulas
      • Vídeos
    • Publicações
      • Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas
      • Livros
    • Banco de Dados Memórias Reveladas
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Institucional
      • Histórico
      • Competências
      • Composição
      • Base Jurídica
    • Ações e Programas
      • Ações
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos (Arquivo Nacional)
      • Legislação
    • Participação Social
  • Composição
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Google+
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias Metalúrgicos/as aprofundam debate sobre proteção de direitos humanos nas empresas
Info

Notícias

Metalúrgicos/as aprofundam debate sobre proteção de direitos humanos nas empresas

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 10/05/2023 14h07

Metalúrgicos/as, sindicalistas, acadêmicos/as, políticos/as e juristas do Brasil e exterior debateram em Guarulhos (SP), durante o 11º Congresso da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT “Reconstruir o Brasil de forma sustentável e humanizada com trabalho decente, soberania, renda e direitos”, a criação de um marco regulatório para impedir violação de direitos humanos por empresas no país. O tema do encontro desta segunda-feira (8) foi: “Devida Diligência em Direitos Humanos e o papel dos Sindicatos”.

O debate foi organizado pela Fundação Frederich Ebert Stiftung (FES) e a CNM/CUT e foi uma continuidade da atividade que começou no domingo (7).

Já existe em Brasília um Projeto de Lei (PL) nº  572/2022, em tramitação no Congresso Nacional, que prevê a criação de um marco nacional para regulamentar os impactos da violação das empresas sobre os direitos humanos de trabalhadores, povos, comunidades e territórios.

A necessidade de uma regulamentação legal se dá por causa do drástico aumento das violações aos direitos humanos por parte de empresas no país, como a tragédia causada pelo rompimento das barragens em Minas Gerais. Desde março, a CUT vem discutindo o assunto com o governo federal, reunindo-se com o ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida.

Caminhos da legislação

O Secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT, Maicon Michel Vasconcelos da Silva, destacou a importância do debate para a classe trabalhadora, reforçando o papel da organização no local de trabalho como fundamental no momento do diálogo e monitoramento e fiscalização de possíveis desvios das empresas no campo dos direitos humanos.

Christoph Heuser, representante da Fundação Frederich Ebert Stiftung (FES) no Brasil, avalia que o contexto político brasileiro facilita esse tipo de conversa e a construção de alternativas para defesa dos direitos humanos. Ele lembrou também que o debate sobre o tema da devida diligência está na pauta internacional.

Na Alemanha, a Lei de Devida Diligência na Cadeia de Fornecedores (Lieferkettengesetz) está em vigor desde 1º de janeiro de 2023, e em abril de 2023 a União Europeia aprovou uma lei sobre o mesmo tema. A legislação faz com que as empresas sejam obrigadas a salvaguardar os direitos humanos e ir além de uma atitude voluntarista ou superficial.

Jandyra Uehara Alves, Secretária Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, pontuou que é necessário também pensar no passado, presente e futuro ao debater o tema. Ela recordou da criação da Comissão da Verdade, durante o governo Dilma Rousseff, que investigou os crimes cometidos pelo Estado durante a ditadura militar (1964 - 1985), onde também houve participação de empresas, como a Volkswagen, que foi denunciada durante as investigações.

O deputado federal Helder Salomão (PT-ES), afirmou que dentro do Congresso Nacional, especialmente a Câmara dos Deputados, o contexto não é favorável a votação do PL 572/2022, pelo viés conservador dos representantes eleitos, mais sintonizados com os interesses das empresas, porém o texto está em tramitação.

Manoela Roland, Professora na UFJF e Coordenadora do HOMA – Centro de Direitos Humanos e Empresas, afirmou que o argumento propagado por adversários da pauta de que isso poderia causar perda de investimento das empresas é falacioso. Ela ressaltou que uma legislação serviria para sistematizar o que já existe no país, com experiência em alguns casos, como o de Brumadinho, e integraria o Brasil a legislação internacional sobre o assunto.

Manfred Brinkmann, Adido Social na Embaixada da Alemanha no Brasil, trouxe a experiência da Lei de Devida Diligência na Cadeia de Fornecedores da Alemanha e de como essa lei pode atingir cadeias produtivas fora do país.

Por fim, Antonio Megale, sócio da LBS advogados e integrante do Instituto Lavoro, destacou que é preciso organizar a legislação para poder punir as empresas que atacam os direitos humanos e poder se enquadrar nos sistemas internacionais como ONU, OIT, entre outros.


Fonte: Redação CNM/CUT / Foto: Riana Martins, 09/05/2023

Disponível em: http://www.mundosindical.com.br/Noticias/56263,Metalurgicos-as-aprofundam-debate-sobre-protecao-de-direitos-humanos-nas-empresas-

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Assuntos
    • Comissões da Verdade
      • Comissão Nacional da Verdade
      • Comissão Camponesa da Verdade
      • Estaduais
      • Municipais
      • Regionais
      • Sindicais
      • Universitárias
    • Prêmio Memórias Reveladas
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Perguntas Frequentes
  • Centrais de conteúdo
    • Exposições
      • A ditadura por sua agência
      • Na teia do regime militar
    • Links
    • Multimídias
      • Áudios
      • Imagens e documentos do período de 1964 - 1985
      • Aulas
      • Vídeos
    • Publicações
      • Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas
      • Livros
    • Banco de Dados Memórias Reveladas
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Institucional
      • Histórico
      • Competências
      • Composição
      • Base Jurídica
    • Ações e Programas
      • Ações
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos (Arquivo Nacional)
      • Legislação
    • Participação Social
  • Composição
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Google+
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca