
- Programa Fronteira Integrada - PFI
O Programa Fronteira Integrada - PFI, é uma estratégia de implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) no âmbito do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O Programa tem como finalidade incentivar o desenvolvimento econômico, social e produtivo no território da Faixa de Fronteira, por meio da cooperação entre os países vizinhos, visando à criação de oportunidades que resultem em atração de investimento, crescimento econômico, inovação, redução das assimetrias e desigualdades, geração de trabalho e renda por meio de planos, programas e projetos de desenvolvimento regional sustentável que beneficiem as populações locais.
Os objetivos do PFI se relacionam com o desenvolvimento econômico e social da Faixa de Fronteira, considerada pela Constituição Brasileira, em seu Artigo 20º, parágrafo 2º, à faixa interna de 150 (cento e cinquenta) quilômetros de largura, paralela à linha divisória terrestre do território nacional. Assim, busca-se uma ação articulada das políticas públicas setoriais do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e parceiros institucionais na faixa de fronteira, apoiando as medidas de ordenamento e gestão territorial e desenvolvimento sustentável, dentre outras.O PFI visa fortalecer a cooperação com os países vizinhos por meio da integração sul-americana, induzindo de forma conjunta novos vetores socioeconômicos, como a Bioeconomia e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a Economia Circular, compreendendo a gestão de resíduos, da água e de energias renováveis.
Neste sentido, está sendo iniciado um projeto piloto voltado à estruturação de um ecossistema transfronteiriço de inovação baseado na bioeconomia amazônica na tríplice fronteira Brasil, Peru e Colômbia, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O desenvolvimento da bioeconomia no Território do Alto Solimões é uma entrega prevista em Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) celebrados entre o MIDR e o Consórcio Amazônia Legal (CAL), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI – PR).