Notícias

15 anos da Primavera dos Museus

MAST participa da programação comemorativa pelos 15 anos do evento, que traz reflexões sobre o momento pelo qual passam a sociedade e os museus ao longo da pandemia
Publicado em 13/09/2021 19h00 Atualizado em 13/09/2021 17h59
primavera-museus-BANNER.jpg

Entre os dias 20 e 24 de setembro acontece a 15ª Primavera de Museus, temporada cultural coordenada, anualmente, pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), para educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado. Com mais de 1.700 eventos a serem realizados, simultaneamente, por várias cidades do Brasil, a 15ª edição está recheada de atividades virtuais interativas que abordam a temática ‘Museus: perdas e recomeços’ com o objetivo de estimular reflexões sobre o momento pelo qual passam a sociedade e os museus e, também, pensar no cenário para a retomada das instituições após a pandemia de COVID-19.

Mais uma vez, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) tem a honra de participar desta importante iniciativa, oferecendo atividades virtuais para a troca de experiências com o público. Encontros on-line com especialistas destacando o legado da física Marie Curie, apresentação de objeto histórico sob a guarda da instituição e um evento interativo para crianças apresentarem as suas coleções caseiras fazem parte das iniciativas do MAST para o evento. Confira abaixo as atividades oferecidas para esta edição:

21/9 – Terça-feira
15h - Live: Olhares sobre as Preciosidades do MAST - Fotoheliógrafo

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é um espaço de pesquisa, preservação, conservação e divulgação do patrimônio científico-cultural, material e imaterial. Local de reflexão e memória, a instituição guarda um importante acervo que é a base para contar a história da nossa sociedade por meio das atividades museológicas. Mas, quais objetos compõem esse acervo e toda a história por trás de cada um deles? Foi pensando nisso que surgiu a ideia do projeto Olhares Sobre as Preciosidades do MAST, apresentando ao público as narrativas históricas e particularidades dos instrumentos e objetos sob a sua guarda.

Para a Primavera de Museus, o instrumento escolhido foi o Fotoheliógrafo, um patrimônio histórico do MAST capaz de projetar a imagem do disco solar num anteparo, tornando a observação completamente segura.

23/9 – Live: Invenção & Imaginação – Especial Marie Curie
Mentes brilhantes: experimentação e descoberta das artistas e cientistas
15h –
Transmissão pelo canal da Cooperação Cultural Franco Alemã no YouTube.
https://www.youtube.com/channel/UCsCwDU95USbI3naeH7--grg

Arte e ciência estarão juntas no novo projeto realizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), pelo Goethe-Institut e pelo Escritório do Livro e Coordenação das Mediatecas Francesas da Embaixada da França no Brasil. A iniciativa Invenção & Imaginação - Arte e Ciência em Diálogo está inserida na programação da Primavera de Museus e oferece ao público a oportunidade para explorar a vida e a história da física Marie Curie, primeira mulher laureada com o Prêmio Nobel (Física) e a única a recebê-lo duas vezes (também o de Química). A partir dela, almejamos combater a contínua invisibilização histórica das mulheres na ciência.

24/9 - Céu de Histórias
10h –
Canal do MAST no Youtube

Com o tema Céu de Histórias, o MAST apresenta uma série de contos de tradição oral sobre as observações dos astros na perspectiva de povos tradicionais. A ideia é mostrar como o olhar para o céu serve, ao longo da história, como referência científica para conhecimento do cosmos, e referência cultural, para perpetuação do saber.

25/9 - Live: Coleções Mirins
10h-
Plataforma Google Meet

Evento interativo para crianças apresentarem as suas coleções caseiras. Livros, figurinhas, brinquedos, instrumentos musicais, pedrinhas de variados formatos e cores são algumas das coisas que formam uma coleção, quando agrupadas. Inspirada nas afinidades entre as figuras da criança e do colecionador na filosofia de Walter Benjamin, esta proposta tem como objetivo criar um espaço para as crianças apresentarem as suas coleções e compartilharem as suas concepções sobre coleções e museus.

Para participar do encontro é necessário se inscrever aqui: https://forms.gle/XLbtmw99Ff622BPM6

O link para participação será enviado no dia do encontro.