RIMA - Rede de Compatilhamento de Dados e divulgação da Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo

O projeto RIMA teve por objetivo promover o desenvolvimento de ações conjuntas, nos campos da organização e disseminação das informações sobre a biodiversidade capixaba, de maneira a contribuir para o conhecimento, conservação e uso sustentável da Mata Atlântica. O motivo da elaboração deste se deveu a ampla dissociação dos dados sobre a biodiversidade presentes na literatura, trabalhos técnicos e plataformas digitais. Sendo assim, se faz necessário reuni-los, sintetizá-los e torná-los disponíveis para divulgação e compartilhamento ao público não especialista, aos pesquisadores e tomadores de decisão. Abaixo, links para os serviços e documentos relacionados ao que foi produzido no projeto, que se encerrou no primeiro semestre de 2021.
Publicado em 04/06/2021 17h20 Atualizado em 17/12/2021 15h03
SÍNTESE DA BIODIVERSIDADE EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO — última modificação 09/12/2021 14h27

Esta publicação tem como objetivo divulgar dados consolidados da biodiversidade em 20 Unidades de Conservação no Espírito Santo, federais e estaduais. A partir daí esperamos ampliar o uso dessas informações e identificar novos parceiros que contribuam para tornar a RIMA-ES um sistema mais completo, atualizado e de fácil utilização para qualquer interessado em ter acesso a informações sobre a biodiversidade nas Unidades de Conservação do Espírito Santo.

História: PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DO ARQUIVO PESSOAL AUGUSTO RUSCHI (Anexo 13) — última modificação 09/12/2021 15h35

1. Vida Pessoal (Relacionado aos amigos, familiares, homenagens de alunos) 2. Formação Profissional e Acadêmica (material produzido no decorrer da formação acadêmica) 3. Atividade profissional – Administrativa (Atividades de gestão e administrativas desenvolvidas no âmbito institucional público e/ou privado como profissional graduado)

História: Conflito de uso da terra e proteção à natureza no Espírito Santo: o caso da Estação Biológica de Santa Lúcia à luz de fontes de arquivo. (Anexo 14) — última modificação 09/12/2021 15h26

Neste artigo analisamos o histórico da constituição da Estação Biológica de Santa Lúcia (EBSL), área de proteção natural localizada no município de Santa Teresa, estado do Espírito Santo. Trata-se de um processo marcado pela disputa de 156 hectares de florestas entre o Museu Nacional do Rio de Janeiro, a Sociedade dos Amigos do Museu Nacional, representados pelo naturalista Augusto Ruschi, e o Governo do Estado do Espírito Santo, cujo ponto alto ocorreu no ano de 1977. O pano de fundo é o período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) e os conflitos pelo uso da terra, envolvendo interesses imobiliários, de plantio e moradia e de preservação da natureza.

Mapas Interativos - Código Fonte — última modificação 09/12/2021 14h59

Repositório de mapas interativos com filtros de exibição e uso dos dados do geoserver da rede, que são utilizados nas páginas wiki como http://rede.inma.gov.br/dokuwiki/doku.php?id=base_rima:botanica:kingdom:plantae ( Exemplo mapas: flora https://rede.inma.gov.br/mapas/mapa_filtro_flora.html e fauna https://rede.inma.gov.br/mapas/mapa_filtro_fauna.html )

Geoserver RIMA — última modificação 09/12/2021 14h35

Acesso aos serviços e bancos de dados espaciais utilizados e produzidos no projeto RIMA, e dados da mesma natureza de outros projetos da instituição.

Página síntese RIMA (antigo) — última modificação 09/12/2021 14h37

Versão desenvolvida durante o projeto, com conteúdo e funcionalidades em migração para a plataforma www.gov.br/inma conforme determinação do Ministério da Economia e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.