Digitaliza Brasil
A TV Digital terrestre é um serviço aberto e gratuito que proporciona qualidade de som e imagem muito superior à da TV analógica, além de permitir a mobilidade e a interatividade.
Desde o início de sua implantação, o Ministério das Comunicações vem desenvolvendo políticas públicas para a expansão do serviço a todos os municípios do Brasil, inclusive buscando garantir que as parcelas mais vulneráveis da população tenham acesso à recepção de televisão digital.
Atualmente, 96% dos domicílios brasileiros têm um ou mais aparelhos de televisão, dos quais 77% domicílios recebem os sinais de TV digital. A meta do Ministério das Comunicações é que até o fim do 2023 todos os municípios brasileiros com transmissão com televisão analógica em operação sejam digitalizados.
Unidade técnica responsável
Departamento de Inovação, Regulamentação e Sistemas
(61) 2027-6036
Principais metas a serem atingidas
Digitalização de todos os municípios brasileiros com operação de televisão analógica somente, até dezembro de 2023.
Distribuição de conversores de televisão digital a todas as famílias de baixa renda sem acesso ao sinal de televisão digital, em localidades com o sinal analógico ainda a ser desligado.
Indicadores de resultado
Porcentagem de municípios digitalizados.
Porcentagem de domicílios com televisores aptos a receber a televisão digital.
Principais resultados atingidos
Desligamento da TV Analógica em 1.379 municípios, incluídas todas as capitais brasileiras, nos quais se encontram mais de 130 milhões de habitantes.
77% dos domicílios com televisão têm acesso ao serviço de TV totalmente digital.
Legislação
Decreto n° 4.901/2003, e alterações;
Decreto n° 5820/2006, e alterações.