Museus de Ciência e Público Interno no século XXI
Descrição
Este projeto teve início com o objetivo de investigar a percepção de ciência e cientistas entre trabalhadores terceirizados em museus e instituições de ciência e tecnologia (C&T), buscando compreender como esses profissionais — muitas vezes invisibilizados na produção de conhecimento — constroem suas representações sobre a ciência a partir de suas experiências cotidianas.
Inspirado por análises canônicas como Vida de Laboratório, de Bruno Latour, que nos anos 1970 examinou o funcionamento interno de institutos científicos a partir dos próprios pesquisadores, este estudo propõe uma inversão de perspectiva ao focar nos sujeitos que ocupam posições subalternizadas nos espaços científicos.
Ao longo de seu desenvolvimento, o projeto foi expandido para abranger não apenas museus, mas também instituições científicas não museais, como o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e o Observatório Nacional (ON). Além dos trabalhadores terceirizados, passaram a ser incluídos também colaboradores que atuam dentro dessas instituições sem estarem diretamente ligados à pesquisa científica, como profissionais da administração, segurança, serviços gerais e apoio técnico.
A iniciativa estimulou colaborações institucionais com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), com o Observatório do Valongo e da Casa da Ciência (UFRJ) e o Museu de Ciências da Terra, que passaram a reproduzir a pesquisa em seus próprios contextos, ampliando a abrangência da investigação e contribuindo para a construção de uma história oral plural e descentralizada da ciência no Brasil.
Período de realização
Em andamento desde 2023
Produtos gerados
- Site Público Interno
- OS “EXCLUÍDOS DA CULTURA”: Contradições da Divulgação da Ciência em Museus. Revista História e Cultura, v 13 n.2 (2024). Andressa Braz e Moema Vergara. (Doc)
- MUSEUS DE CIÊNCIA E INCLUSÃO DO PÚBLICO INTERNO NO SÉCULO XXI. Moema Vergara; Maria Gabriela Bernardino e Andressa Braz. XVI Encontro Nacional de História Oral - Pandemia e Futuros Possíveis, 2022, Rio de Janeiro (Página)
- Perspectivas Internas: Colaboradores de Institutos de Pesquisa e sua Visão sobre Ciência e Cientistas. XVII Encontro Nacional de História Oral. Larissa Campos de Medeiros, 2024 (PDF)
Entrevistas
O projeto gerou, até o momento, 81 entrevistas com colaboradores do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST); do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e do Observatório Nacional (ON). As entrevistas estão disponíveis sob solicitação, conforme os termos de consentimento e as normas éticas e institucionais de acesso a cada entrevista.
Parcerias / Acordos de cooperação
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Equipe e Contato
Coordenação: Moema Vergara; Larissa Medeiros e Marcio Rangel
Bolsistas PCI/CNPq vigentes: Pedro Diaz; Maria Gabriela Bernardino
Bolsistas PIBIC/CNPq: Lina Hoshino
Para mais informações sobre acesso e consulta, entre em contato com: prohoct@mast.br