MAST Colloquia de agosto terá palestra sobre preservação digital em rede

- Evento conta com participação de pesquisador do IBICT
No próximo dia 22 de agosto, o antropólogo Miguel Ángel Márdero Arellano, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), fará palestra no auditório do MAST, às 15 horas, sobre o LOCKSS, um programa da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, que fornece ferramentas de código aberto de preservação digital certificado e de baixo custo para bibliotecas e editoras.
O IBICT iniciou atividades de preservação de acervos digitais, além de produzir material técnico necessário para o gerenciamento das opções de inserção, coleta e monitoramento dos dados armazenados no LOCKSS. O programa garante a preservação de conteúdos digitais permanentes e originais, assim fornece a garantia de acesso a longo prazo.
O palestrante Miguel Ángel Márdero Arellano formou-se em Antropologia Social do Instituto Nacional de Antropologia e História (1985), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2008).
Desde 1997, trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). É Tecnologista Sênior, coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital CARINIANA e líder do grupo de pesquisa "Estudos e Práticas de Preservação Digital Dríade".
É editor pelo Brasil do repositório internacional E-LIS e da Revista Brasileira de Preservação Digital e membro do Comitê Permanente de Preservação e Conservação da IFLA (2017-2021 e 2023-2025). Agrega ainda a Presidência do Consórcio Ibero-Americano de Educação em Ciência e Tecnologia.