Com a presença da ministra Luciana Santos, arquivo pessoal de José Israel Vargas será doado ao MAST

- Arquivo pessoal de José Israel Vargas será doado ao MAST
José Israel Vargas foi um físico-químico, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ministro da Ciência e Tecnologia entre 1992 e 1999, entre outros cargos importantes no campo da C&T.
O MAST tem a honra de ter sido escolhido por sua família, representada por suas filhas Maria Domingues Vargas, Cláudia Domingues Vargas e Joana Domingues Vargas como o lugar de guarda do arquivo pessoal de Israel Vargas, assumindo assim a missão de preservá-lo, organizá-lo e disponibilizá-lo à sociedade brasileira.
A cerimônia que celebrará essa doação ocorrerá no próximo dia 10 de dezembro, e contará com as presenças da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, de profissionais da área e de familiares, amigos e admiradores de Israel Vargas. No evento será proferida palestra do Prof. Diógenes de Almeida Campos, geólogo, membro da Academia Brasileira de Ciências e pesquisador do Museu de Ciências da Terra/DNPM, que conviveu com Israel Vargas em vários espaços.
Além de professor da UFMG, Vargas é considerado um dos principais formuladores das políticas públicas de ciência e tecnologia no país, tendo contribuído, por exemplo, para a fundação do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (localizado no campus da UFMG), e ajudado na consolidação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa/RNP, além de ter atuado como pesquisador do CBPF, todas instituições ligadas ao MCTI. Na década de 1970 foi, também, o primeiro secretário de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Deixou ainda contribuições relevantes nas áreas de metrologia, propriedade intelectual e cooperação internacional.
Associado à SBPC desde 1965, Vargas teve papel ativo na entidade, integrando seu Conselho Diretor entre 1977 e 1983. Presidiu, interinamente, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), entre 1991 e 1993, em substituição ao então presidente Oscar Sala, que se afastou por motivo de saúde. Presidiu, ainda, a Academia Mundial de Ciências (TWAS), além de representar o Brasil em organismos internacionais, como a Unesco, onde foi embaixador e presidente do Conselho Executivo.
No evento do próximo dia 10 às 14h30, o MAST celebrará a missão de preservar, organizar e disponibilizar à sociedade brasileira o arquivo pessoal de Israel Vargas. O ato ocorrerá no auditório do prédio Ronaldo Mourão, na Rua General Bruce, 586, em São Cristóvão e terá transmissão ao vivo no Canal do MAST no Youtube.