Notícias
Livro “Museus e Esquerda” será lançado no MAST
No dia 18/05, às 14h, o cientista social José do Nascimento Júnior lançará o livro “Museus e Esquerda: uma forma crítica de pensar a memória - Utopia museal” no Museu de Astronomia e Ciências Afins. O evento faz parte da programação da 24ª Semana Nacional de Museus no MAST.
José do Nascimento Júnior é doutor em Museologia e Patrimônio Cultural e mestre em Antropologia. Já foi presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entre 2009 e 2013, e hoje é pesquisador associado à Fiocruz. Também atua como gestor cultural, curador e consultor.
A obra propõe uma reflexão crítica e opinativa sobre as políticas públicas culturais e museológicas brasileiras. O texto assume posicionamentos claros, alinhados à trajetória histórica e à experiência do autor como gestor, consultor, profissional e acadêmico.
No dia, haverá uma mesa composta pelo autor e Marcio Rangel, diretor do MAST, e Claudia Penha, chefe do Serviço de Documentação e Conservação do Acervo Museológico do museu.
O evento será transmitido pelo Youtube do MAST.
Serviço:
Lançamento do Livro “Museus e Esquerda: uma forma crítica de pensar a memória - Utopia museal”
Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Endereço: Rua General Bruce, 586 / auditório do prédio Ronaldo Mourão - São Cristóvão, Rio de Janeiro
Data: 18/05/2026 (segunda-feira)
Horário: 14h
Para todos os públicos
Capacidade: 70 pessoas
Entrada gratuita