Notícias
Colóquio Internacional de Território, Ciência e Nação
Em comemoração dos 40 anos do MAST, a Coordenação de História da Ciência e Tecnologia (COCIT) deu início ao I Colóquio Internacional de Território, Ciência e Nação (TCN). Com a presença da coordenadora Larissa Medeiros e da coordenadora do grupo de pesquisa TCN, Moema Vergara, o evento, de dois dias de duração, acontece em meio a uma crise orçamentária que atinge instituições ligadas ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na mesma ocasião serão comemorados os 18 anos de existência do grupo de pesquisa TCN.
Moema Vergara lamentou que o problema financeiro tenha impedido a publicação impressa do livro intitulado "Um Mapa para a República", da editora IBICT, e também a presença física de uma das convidadas, Maria de Fátima Costa - que participação de forma online.
Moema lembrou que a questão financeira é fundamental para a realização de trabalhos e desenvolvimento de pesquisas: "sem continuidade de financiamento não tem pesquisa", disse.
Sobre o evento, mediado por Maria Gabriela Bernardino, Larissa Medeiros lembrou que o TCN tem o compromisso de realizar pesquisa científica de excelência, alinhado à divulgação da ciência.
O I Colóquio Internacional conta com nomes importantes da historiografia sobre o pensamento geográfico, da territorialidade e ciência. Uma das convidadas é Sabina Luz, graduada em História pela Université Paris X-Nanterre (França) e pela PUC-RS, e mestrado em História Social pela UFF. Atualmente é bolsista PCI no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).
A ideia do evento, destacou Moema Vergara, é reunir esses pesquisadores, de várias instituições, para fazer um balanço da contribuição do grupo de pesquisa, bem como pensar no futuro da história da ciência em meio ao debate da decolonialidade.