Notícias
Novembro Negro no MAST
Primeiro dia do mês comemorativo teve lançamento de filme e debate com o público
Integrantes da mesa de debates: Vinícius Hozana, Marcos Gomes, Adriana Paulo da Silva e Hélio de La Peña
Pretextato dos Passos Silva, um professor que alfabetizou meninos pretos em pleno Brasil escravagista do século XIX, foi o personagem central do primeiro dia do evento Novembro Negro organizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Através de um minidocumentário, uma plateia formada por estudantes, pesquisadores, jornalistas, advogados e professores conheceu um personagem cuja história ainda é pouco difundida:
- A partir do projeto Conexão Memória, do MAST, que reúne biografias de oito importantes personalidades da história em minidocumentários, o Museu cumpre o seu papel de disseminar e divulgar o conhecimento científico/cultural para a sociedade - disse o diretor Marcio Rangel, acrescentando que o projeto é parte das comemorações dos 40 anos do MAST.Os convidados para integrar a mesa de debate foram a biógrafa de Pretextato, a doutora em História da UFPE, Adriana Paulo da Silva; o diretor Administrativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Marcos Gomes; o professor municipal e geógrafo, Vinícius Hozana; e o ator, comediante e escritor, Hélio de La Peña.

- Adriana Paulo da Silva
- Ele era homem livre, provavelmente alforriado, e mesmo assim dedicou sua vida a alfabetizar aqueles ainda mais carentes do que ele - disse.
Professor da rede pública e diretor adjunto em uma escola estadual, Vinícius Hozana reforçou também o quanto o papel da Educação tem sido importante ao longo dos dois últimos séculos para libertar os mais oprimidos:- As crianças pretas encontram na Educação a janela para mudar sua vida e uma história de carência que se arrasta desde o tempo de Pretextato: Mas mesmo dois séculos depois, o preconceito e o Racismo resistem - afirmou.
Hélio de La Peña lembrou dos tempos no Colégio São Bento, da rede privada, onde entrou na condição de bolsista: "o contato com estudantes mais ricos me deu algo que não teria caso não tivesse tido esta oportunidade: a ambição para crescer!"Marcos Gomes, jornalista há mais de 40 anos, lembrou que realiza um trabalho voltado à diversidade racial nas redações das principais empresas de comunicação.

- Público presente no evento
Outros eventos de Novembro Negro
Os próximos eventos da campanha Novembro Negro no MAST serão nos dias 17 e 18 de novembro. Conforme segue:
17/11/2025 (segunda-feira)
Em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), o MAST promoverá a mesa “Evocação dos Ausentes: a preservação de memória das pessoas negras no Brasil" e realizará a abertura da exposição “Memória Negra em Cartaz(es)”. O evento tem o objetivo de preservar o legado de Abdias do Nascimento, um ator, autor, artista plástico, poeta e político que viveu a luta antirracista nos seus 97 anos de vida. Confira a programação completa.
18/11/2025 (terça-feira)
O MAST vai promover o "Seminário: Africanos, Ciência e Tecnologia", que será realizado on-line. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail africanosct@mast.br. No dia do evento, o inscrito receberá um link para participar do seminário. Veja a programação completa.
Assista ao minidocumentário sobre Pretextato.



