Notícias
Entre ciência e relações internacionais: 200 anos do Imperador Dom Pedro II
Com uma mesa composta pelos palestrantes Alda Heizer (JBRJ) e Rogério Monteiro de Siqueira (USP) e mediação de Ricardo Cabral de Freitas (MAST), o encontro a se realizar no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) no próximo dia 3 de dezembro às 9h. O evento tem como proposta refletir sobre o papel de D. Pedro II na construção de redes de colaboração que procuraram projetar o Brasil no cenário científico internacional a partir da segunda metade do século XIX.
Tais redes estenderam-se por diversas áreas do saber como, astronomia, línguas e história natural, e contribuíram para conectar saberes, práticas, indivíduos e instituições brasileiras a seus pares no exterior.
Seus agentes, incluindo o monarca, mostravam-se comprometidos com a construção da imagem de um país independente e a par das inovações científicas e tecnológicas que transformavam a vida nas grandes cidades ocidentais.
Confira a programação completa:
9h - Abertura
9h30 - Natureza, Ordem e Civilização: Pedro II e a participação do Brasil nas Exposições da segunda metade do século XIX
Alda Heizer (JBRJ)
10h30 - O Imperador do Brasil está a caminho de Londres! Ciência, escravidão e diplomacia na primeira viagem de D. Pedro II à Europa
Rogério Monteiro de Siqueira (USP)
Mediação: Ricardo Cabral de Freitas (MAST)
Serviço:
Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Endereço: Rua General Bruce, 586 / auditório do Prédio Ronaldo Mourão - São Cristóvão, Rio de Janeiro
Data: 03/12/2025 (quarta-feira)
Horário: 9h
Entrada gratuita