Notícias
Secretário de Ciência e Tecnologia visita o MAST
Fabio Lau, Josiane Kunzler, Valdelice Souza, Marcio Rangel, Inácio Arruda, Sonia da Costa e Vinícius Moraes. Foto: Yaya Ferreira
O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, esteve nesta segunda-feira (10) em visita ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) para conhecer o acervo histórico e apresentar propostas de divulgação científica.
Acompanhado da chefe de gabinete, Valdelice Souza, do coordenador-geral de Tecnologia e Economia Solidária, Vinícius Moraes de Almeida, e da assistente Sonia da Costa, Arruda foi recepcionado pelo diretor do MAST, Marcio Rangel e pela coordenadora de Educação em Ciências, Josiane Kunzler.
Ao final do encontro, Arruda revelou ter se impressionado com a variedade do acervo e o seu valor histórico:
- Eu pouco mais de uma hora recebi uma aula importante sobre a história do Brasil dentro do universo científico. E acredito que esta oportunidade deva ser estendida especialmente aos jovens através de iniciativas de intercâmbio e de possibilidades de itinerância de acervos pelo país.
Josiane Kunzler destacou a importância das visitas escolares na divulgação científica e antecipou estar em curso a implantação de novos totens no campus do MAST que remetem ao sistema solar. Segundo ela, há um estudo em andamento que tenta viabilizar a criação de um novo modelo, autossustentável, iluminado pela energia solar.
Marcio Rangel explicou que nas visitas escolares guiadas que ocorrem no MAST ao longo do ano, as crianças aprendem que a Ciência Brasileira tem importante impacto na qualidade de vida dos cidadãos: "elas entendem que a Ciência está em todos os lugares, inclusive em suas vidas. Isso é fundamental para ajudar na sua formação".
Inácio Arruda convidou o diretor do MAST para visitar o Museu de Sobral, no Ceará, uma das principais cidades do seu estado natal:
-É importante conhecer o Museu do Eclipse de Sobral, cidade onde foi comprovada a Teoria da Relatividade, de Albert Eistein - disse. O museu foi criado em 1999 para comemorar os 80 anos do feito científico que ajudou a comprovar a mais importante teoria do físico e matemático alemão.
|
|
|


