Notícias
MAST completa 40 anos de existência
O MAST completa neste sábado (8) o seu quadragésimo aniversário. Ele nasceu em um país que ainda caminhava rumo à democratização, e faz 40 anos de existência num momento em que as instituições democráticas reafirmam a necessidade de não retroceder.
Nestas quatro décadas, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) se consolidou como uma instituição com a missão de realizar pesquisas e formar especialistas nas áreas de história da ciência e da tecnologia, museologia, educação em ciências e conservação de acervos; preservar o patrimônio sob sua guarda; e ampliar o acesso da sociedade brasileira aos conhecimentos, às práticas e à cultura científica. São 40 anos dedicados a qualificar o passado e o presente com foco na Ciência do futuro.
“A Ciência colaborou para formar o país”
O diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Marcio Rangel, destacou em um vídeo a importância da criação do MAST, celebrou os 40 anos da instituição e reforçou o compromisso do museu com o futuro da ciência e da tecnologia no país.
Confira a mensagem do diretor no vídeo a seguir:
Logo comemorativa – o processo criativo
Para marcar em imagem este momento histórico, profissionais da Museologia, coordenados por Marcus Granato, criaram uma logo comemorativa para os 40 anos. Um esforço que envolveu o designer Ivo Almico e a bolsista PCI Ana Carolina de Figueiredo Breda.
Para alcançar o melhor resultado, eles trabalharam juntos com o objetivo de manter a forma original da logo atual do MAST, acrescentando a ela um grafismo que representa a órbita de planetas – numa alusão direta à área da astronomia. Com a inserção desse elemento, foi possível dar a forma do número 40, que destaca o tempo de existência da instituição. A imagem a seguir mostra o processo de criação da imagem e as etapas que foram desenvolvidas até chegarem ao resultado final da logo.


