Notícias
1985: o ano de criação do MAST
Astrônomo Ronaldo Mourão, fundador do MAST, na cerimônia de inauguração ao lado de Maria Luísa de Oliveira Mourão há 40 anos.
Política
A população do Brasil era de 135 milhões de pessoas e a expectativa de vida bastante baixa: 61,3 anos para homens e 67,6 para as mulheres. Atualmente a média para homens e mulheres é de 76,4 anos.
Ainda não havia SUS e, muito por conta disso, convivíamos com elevado índice de mortalidade infantil: 67 mortos por mil nascidos vivos. Atualmente ela caiu para 20 mortos por mil nascidos vivos. A Organização Mundial de Saúde afirma que a taxa aceitável é a de dez por mil.
O percentual de analfabetos naquele ano era de 21% dos brasileiros. Atualmente está em 6,8%.
Foi em 1985 que o Brasil teria o primeiro presidente civil desde a ditadura militar. Mas Tancredo Neves foi acometido por uma infecção generalizada e quem assumiu o poder foi o vice, José Sarney. Tancredo, depois de dois meses de agonia, morreria em dia 21 de abril - coincidência: dia da morte de Tiradentes.
Em dezembro daquele ano foi aprovada a Emenda Constitucional 25 que garantiu aos analfabetos o direito ao voto.
No âmbito internacional, o ex-ator de Hollywood, Ronald Reagan, assume a Presidência dos Estados Unidos enquanto Mikhail Gorbachev é eleito secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética. O russo deu início à dissolução do bloco comunista instituindo a perestroika e a glasnot: reestruturação e transparência. Foi o primeiro passo para a queda do Muro de Berlim, em 1989.
Ciência
Tecnologia
Cultura
No ano da sua fundação, o MAST recebeu a produção da novela "A Gata Comeu", da Rede Globo, onde foi gravada uma longa cena, de mais de três minutos. Um dos protagonistas, o ator Nuno Leal Maia, vivia o personagem Fábio Coutinho, que trazia alunos para conhecer o museu. O cicerone dos personagens da trama foi o astrônomo Rogério Mourão - um dos mais populares profissionais da Astronomia brasileira. A cena está disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=2aVOIg726WI
Foi lançado o primeiro disco da banda brasiliense Legião Urbana, que marcaria uma geração até o fim da banda sete anos depois.
E aquele foi o ano do Rock In Rio. Realizado entre a Barra e Curicica, em Jacarepaguá, o evento trouxe ao Rio ícones do rock internacional como as bandas Queen, Iron Maiden, Yes, Scorpions e ACDC, entre outras, e reuniu centenas de milhares de jovens. Enquanto isso, do lado de fora, evangélicos bradavam que haveria uma tragédia por conta da presença do vocalista Ozzy Osborne, ex-Black Sabbath. No seu marketing, o artista fingia beber sangue de morcego no palco. O mundo, como se vê, não acabou.
Ah! As músicas mais tocadas eram "Ainda é cedo", da Legião Urbana e "Chuva de Prata", com Gal Costa.
Esporte
Economia
Moda
Foi o ano das cores vibrantes, ácidas, como o verde limão, o cereja e o laranja.
As blusas femininas eram ornadas com ombreiras. Calças com cintura alta, leggings e jaquetas de couro tornaram-se populares. Estampas chamativas com a técnica print e neon foram aplicadas em camisetas de algodão. O biquíni chamado "Asa Delta", ultra cavado, tomou conta das praias cariocas e se expandiu por todo o litoral do país.
Gastronomia
Nascimentos
Quem são os funcionários do MAST nascidos em 1985? Bom, para não revelar a idade de ninguém, preferimos não divulgar. Mas saiba você que completa ou completou 40 anos que os nascidos em 1985, integrantes da chamada Geração Y, estão muito bem acompanhados. Veja só: Di Ferrero (cantor); Luciana Abreu (atriz); Mariana Rios (atriz); Emicida (cantor e rapper), Tiago Iorc (cantor e compositor); No meio futebolístico, é bom anunciar, boa parte dos craques penduraram as chuteiras - casos do goleiro Diego Alves e do meio-campo, Diego Ribas. Mas não desista: o craque do Milan, Ibrahimovic tem 40 e ainda é o artilheiro do time. Ele está perto de completar mil jogos e tem 583 gols.
|
|

