Notícias
Planetário Móvel sobe o morro
Equipes do MAST e da Biblioteca Helio de La Peña juntas no evento
Moradores das comunidades do Chapéu-Mangueira e Babilônia, no Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro, receberam neste sábado, o Planetário Móvel do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Numa colaboração do museu com as bibliotecas comunitárias Hélio de La Peña e Ana Paula Araújo, os moradores puderam conhecer de perto, sob a lona do planetário, os astros e as constelações celestes, além de aprender temas ligados ao universo da Astronomia. Segundo estimativa da equipe organizadora do evento, pelo menos 200 pessoas, entre crianças e adultos, participaram das atividades.
O planetário foi montado pela Coordenação de Educação do MAST (COEDU) às 10 horas e ficou disponível até às 16 horas. As explicações sobre os fenômenos astronômicos foram dadas pelos educadores do museu e pelo planetarista veterano, Carlos Henrique Zeferino da Silva.
O diretor do MAST, Marcio Rangel, presente no evento, destacou a importância da visita educativa: “Eventos como esse são uma oportunidade de aproximar o Museu de Astronomia de comunidades que ainda não conhecem a nossa instituição. Com esse movimento de aproximação, é possível apresentar uma parte daquilo que nós desenvolvemos e convidar as pessoas para conhecerem o museu fisicamente, as nossas exposições, o nosso campus e uma parte da história da Ciência brasileira”, explicou.
Humorista, roteirista e responsável pela manutenção de uma biblioteca comunitária no Morro da Babilônia, Hélio de La Peña também celebrou a iniciativa: "O céu está o tempo todo sobre as nossas cabeças e é impressionante a riqueza das possibilidades de leitura do céu, considerando a perspectiva de várias culturas. Então, um museu de astronomia ir até a comunidade é uma oportunidade de aprendizagem para os moradores que ainda não tiveram essa experiência”, destacou Hélio.
Alessandra Ventura, moradora da comunidade, levou seus dois filhos para a sessão de planetário e adorou a experiência: “Eu acho a iniciativa importante porque as pessoas precisam se atualizar. É, ao mesmo tempo, uma diversão e uma aprendizagem para as crianças, que ficam encantadas ao descobrir um pouco mais do universo! E isso vale para qualquer pessoa, de qualquer idade”.
Atualmente, além do sistema itinerante do planetário móvel, o MAST mantém o Programa de Observação do Céu (POC) regular aos sábados e às terceiras quartas-feiras do mês no campus do museu, na Rua General Bruce 586, em São Cristóvão. Durante o POC, o visitante poderá participar da observação da lua, de constelações e planetas através de telescópios portáteis, em uma experiência de imersão em um campus histórico, cujo roteiro inclui atividades educativas que envolvem não apenas astronomia, mas informações sobre a localização estratégica do museu, os pontos cardeais e a história desse ponto de observação em São Cristóvão.
Há também centenas de objetos em acervo para visitação do público e exposições ligadas ao universo da Ciência e da Tecnologia no Brasil.
O MAST abre de terça a sexta-feira das 8h30 às 17h / Sábados das 14h às 20h / Feriados das 14h às 18h. A entrada é gratuita!



