Notícias
MAST lança e-book sobre Território e Sustentabilidade
O MAST está lançando o e-book “Museus, Museologia e Ciência no Brasil: Volume 2 - Território e sustentabilidade: Conceitos em disputa”. Diversos autores, convidados pelo MAST, discutem como as noções de “território” e “sustentabilidade” têm sido assumidos pelos museus brasileiros e como essas questões se fazem presentes quando consideradas sob perspectivas abrangentes. O livro é organizado por Charles Narloch, membro da Coordenação de Museologia do MAST e docente do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS – Unirio/MAST). A obra reflete parte das discussões apresentadas pelos autores na segunda edição do “Seminário Museus, Museologia e Ciência no Brasil”, realizado pelo MAST em dezembro de 2023. Na apresentação do livro, destaca-se que os debates nos museus sobre território e sustentabilidade não são novos, mas que essas são premissas que continuam emergentes e atuais.
O organizador lembra que, apesar de pautados por organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Conselho Internacional de Museus (ICOM), os entendimentos sobre “território” e “sustentabilidade” têm sido frequentemente abordados de forma reducionista nos museus. Isso ocorre, por exemplo, quando se ignoram as perspectivas simbólicas e de representação social associadas a “território”; ou os compromissos de desenvolvimento humano quando se considera a “sustentabilidade”. Ao defender a atualidade desses temas nos museus, Narloch lembra que tanto a abordagem territorial quanto a sustentável habitam - direta ou indiretamente - o conceito atual de “museu”, divulgado pelo ICOM em 2022, após intensos debates em todo o mundo.
Partindo-se dessas questões, a nova publicação apresenta reflexões para entender o passado, pensar o presente e projetar o futuro dos museus brasileiros. Abordam-se, dentre outros aspectos, a relação entre esses temas – território e sustentabilidade – quando analisados pelos museus e pela Museologia, com as grandes convenções internacionais, ao longo das últimas décadas. Apresentam-se relatos de experiências territoriais participativas em museus tradicionais, ante perspectivas ampliadas sobre “território-museu”, “tecnologias sociais” e sobre a chancela de “geoparques”. Os debates também se associam a representações de territórios simbólicos nos museus, como os que se vinculam aos povos originários, à ancestralidade africana e à comunidade LGBTQIAPN+. Por fim, debatem-se controvérsias e contradições que se associam à representação da natureza nos museus.
Participam da edição, por ordem de apresentação dos nove capítulos, os seguintes autores: Teresa Scheiner (PPG-PMUS - Unirio/MAST); Emanoel de Oliveira Junior, Helena Pinto Lima e Sue Anne Costa (Museu Paraense Emílio Goeldi); Regina Oliveira da Silva e Diana Cruz Rodrigues (Museu Paraense Emílio Goeldi); Antonio Liccardo, Carlos Alexandre Rogoski e Christopher Vinicius Santos (Universidade Estadual de Ponta Grossa); Eloisa Ramos Sousa (Fundação Oswaldo Cruz); Reinaldo Tavares (Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos); Tony Boita (Escola de Música e Belas Artes do Paraná); Isabela Backx (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo); e José Alberto Pais (PPG-PMUS - Unirio/MAST).
O livro “Museus, Museologia e Ciência no Brasil: Volume 2 - Território e sustentabilidade: Conceitos em disputa” tem distribuição online e gratuita pelo MAST, e pode ser acessado aqui.