Notícias
Abertura da SBPC destaca importância da soberania nacional
Autoridades do MCTI e da SBPC com os representantes das unidades de pesquisa vinculadas ao MCTI – Foto: Bianca Wendhausen / CNEN
Na noite deste domingo (13), foi realizada a abertura solene da 77ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, no Teatro do Parque, em Recife.
Estiveram presentes autoridades como Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC; Luciana Santos, ministra de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Maria José de Sena, reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Priscila Krause, vice-governadora de Pernambuco; Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); entre outras. O tom das falas dos representantes institucionais foi marcado pelo repúdio à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de até 50% sobre todos os produtos importados do Brasil.
Renato Janine Ribeiro leu uma carta de repúdio da SPBC à tentativa de interferência americana na soberania nacional. “A defesa da democracia e da soberania nacional e popular é o primeiro ponto que a SBPC aqui afirma. O segundo ponto é o repúdio sobre a decisão de taxação sobre nossas exportações a partir de alegações mentirosas. Trump mente e mentiras não sustentam relações consistentes”, afirmou Janine.
O presidente da ANPG, Vinícius Soares, destacou que este é o momento em que cientistas brasileiras precisam se posicionar “em defesa da soberania nacional, neste momento de ataque de políticas externas com enfraquecimento dos organismos multilaterais e com uma guerra tarifária tentando impor um retrocesso da democracia brasileira”.
O olhar sobre os territórios
A edição deste ano da SBPC tem o tema “Progresso é Ciência em todos os Territórios”, com o objetivo de colocar em pauta a importância do desenvolvimento científico para reduzir as desigualdades sociais em um país de dimensões continentais como o Brasil.
A ministra de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, lembrou que “a reunião da SBPC se consolidou como um espaço de resistência e do avanço do desenvolvimento científico no nosso país”, destacou.
MAST presente
A programação da SBPC vai até o próximo sábado, dia 19, no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O MAST está presente com um estande na ExpoT&C com a exposição “O Céu, a Terra e os Instrumentos Científicos: o Universo em Perspectiva”; e na SBPC Jovem o museu oferece a atividade “Astronomia Cultural: uma viagem pelos céus Tikuna, Tembé e Guarani Mbya”. Cerca de 3,6 mil pessoas devem passar pelo estande do museu até sábado.
As atividades são gratuitas e abertas a todos os públicos.


