Notícias
MAST e Science Museum (Reino Unido) assinam memorando de entendimento para Cooperação Científica e Cultural
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Science Museum Group (Londres), oficializaram nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, a assinatura de um Memorando de Entendimento, marcando um novo capítulo nas ações de colaboração entre as instituições, que começaram há quase dez anos. O acordo visa impulsionar a cooperação em projetos conjuntos, o compartilhamento de experiências e o intercâmbio acadêmico na área de ciência e tecnologia.
Localizado em Londres, o Science Museum é um dos museus mais importantes do mundo dedicados à ciência e tecnologia, abrigando uma vasta coleção de objetos históricos, como a máquina a vapor de James Watt, o módulo de comando da Apollo 10 e o primeiro modelo da estrutura do DNA. Com exposições interativas e acervo de relevância global, ele desempenha um papel fundamental na divulgação científica hoje.
O diretor do MAST, Marcio Rangel, destacou a relevância histórica e conceitual do Science Museum para o trabalho realizado pelo museu brasileiro. “O Science Museum Group é uma instituição de referência no estudo e preservação da cultura material ligada à ciência e tecnologia. Tradicionalmente, o MAST possui uma vinculação teórica com uma matriz inglesa de trabalho, e essa parceria abre possibilidades significativas de colaboração”, afirmou.
A aproximação entre as instituições foi consolidada por meio de visitas técnicas e reuniões entre as equipes do MAST e do Science Museum. Rangel ressaltou que, além do intercâmbio de conhecimentos, o memorando prevê a realização de ações concretas, como workshops sobre digitalização de acervos, documentação de coleções e montagem de exposições conjuntas. “Eles já possuem uma expertise consolidada em digitalização de acervos de grande dimensão e acervos metálicos, o que poderá agregar muito ao nosso trabalho”, completou.
Sir Ian Blatchford, diretor do Science Museum Group, celebrou a assinatura do acordo e enfatizou a relação duradoura entre as instituições. “Nossa parceria remonta a 2016, e, em 2017, tivemos a honra de ter o MAST como o primeiro museu na América Latina a receber uma de nossas exposições. Este memorando representa um passo significativo para fortalecer ainda mais nossa colaboração e abrir novas oportunidades para o futuro”, afirmou.
Blatchford também destacou a possibilidade de exploração de novas áreas de sinergia, como o interesse recente do MAST na temática ferroviária. O diretor ressaltou que a experiência do National Railway Museum, integrante do Science Museum Group, poderá contribuir para novas iniciativas voltadas ao engajamento científico nesse setor. “Estamos confiantes de que este é apenas o início de muitas outras iniciativas a serem desenvolvidas em conjunto”, concluiu.
Com a formalização do Memorando de Entendimento, ambas as instituições reforçam seu compromisso com a divulgação científica, a preservação da história da ciência e a ampliação das fronteiras do conhecimento por meio da cooperação internacional.
A cerimônia ocorreu de forma remota. Estiveram presentes o Diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Marcio Rangel, juntamente com os coordenadores das áreas finalísticas da instituição: Marcus Granato, Coordenador de Museologia; Larissa Medeiros, Coordenadora de História da Ciência; José Benito, Coordenador de Documentação e Arquivo; e Josiane Kunzler, Coordenadora de Educação em Ciências. Em Londres, estiveram presentes, Sir Ian Blatchford, Diretor do Science Museum Group; o Secretário Joaquim Aurélio Correia de Araújo Neto, Chefe dos Setores Acadêmico e de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Embaixada do Brasil em Londres e Giovana Zocoli, Gerente de Engajamento Internacional. O Cônsul-Geral Britânico no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, também participou da cerimônia de assinatura.

- Parceria internacional prevê ações de intercâmbio em ciência e tecnologia