Notícias
Lançamento do livro "Ciências e Tecnologias num Brasil (in)dependente" no MAST
Organizado pelas pesquisadoras do MAST, Heloisa Maria Bertol Domingues e Marta Almeida, a coletânea "Ciências e Tecnologias num Brasil (in)dependente", será lançado no dia 27 de agosto, às 14 horas, em formato e-book, que contará com um bate-papo com os autores em formato híbrido. O evento será realizado no auditório do prédio Ronaldo Mourão, no MAST. O projeto é da Editora IBICT.
A publicação reúne trabalhos de especialistas na área de história das ciências, de diferentes instituições do país e do exterior: Priscila Faulhaber, Antonio Augusto Passos Videira, Heloisa Meirelles Gesteira, Anderson Pereira Antunes, Alda Heizer, Magali Romero Sá, Eve E. Buckley, Jaime Larry Benchimol, Adriana Keuller, Annie Petit, Pedro Marinho, Magno Borges, Moema Vergara, Maria Gabriela Bernardino, Silvia F. de M. Figueirôa, Marla Margaret Lopes, Patrick Petitjean, Olival Freire Junior e as coordenadoras Marta de Almeida e Heloisa Maria Bertol Domingues.
Inspirado no bicentenário da Independência do Brasil, o livro discute a história dos modos de produção e de institucionalização dos conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando compreender, ao mesmo tempo, os nexos sociais e políticos do seu processo de autonomização no país e na estrutura globalizada do campo científico, nos dois últimos séculos. Nesse processo, "as ciências são entendidas, como práticas culturais localizadas, que se afirmam por poderes exercidos nas trocas de conhecimentos, bens, tecnologias e nas formas de governança e ideologias globais, na longa duração".
"Ciências e Tecnologias num Brasil (In)dependente" apresenta uma visão abrangente do processo histórico da institucionalização científica no Brasil, associado a questões sociais, políticas e econômicas enquanto parte do cotidiano da sociedade.
O livro discute o conhecimento sobre a natureza, problematizando a relação dos seres humanos com o meio ambiente na construção do país emancipado, através de estudos sobre práticas e produções científicas no campo da astronomia, geodésia, geografia, mineralogia, física, antropologia, medicina, saúde pública e engenharia.
Ao mesmo tempo, expõe a dinâmica de tornar os problemas sociais estruturantes - e ainda vigentes no país - da exploração dos recursos naturais e da intervenção na cultura das populações autóctones; do racismo e da fome, temas instigantes para novos estudos teóricos e pesquisas, no enfrentamento de questões político-sociais, transversais a toda produção científica.
O livro é uma história social das ciências!
Para acessar o livro basta clicar no link "Ciências e Tecnologias num Brasil (In)dependente" ou clicar neste QR Code 