Notícias
MAST promove segunda edição de curso ”Desinformação e Verificação de Fatos na Astronomia e Ciências Afins”
A Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (COEDU/MAST) oferecerá a segunda edição do curso à distância “Desinformação e Verificação de Fatos na Astronomia e Ciências Afins” a partir do dia 15 de maio de 2025. O curso é voltado a educadores museais e demais profissionais do campo, professores, licenciandos e/ou graduandos, planetaristas, profissionais da divulgação e popularização da ciência, da imprensa e de áreas afins.
As tecnologias digitais em rede e as relações que estabelecemos com elas vêm reconfigurando os modos como acessamos, recebemos, produzimos e compartilhamos informações e conhecimentos diversos. As informações falsas ou enganosas que circulam nas redes se tornaram um fenômeno sociotécnico muito preocupante. Isso porque podem propagar uma série de discursos negacionistas e anticiência, levando sério risco à vida das pessoas, além de disseminar discursos de ódio e de cunho político, que buscam causar confusões, manipular e influenciar pessoas em prol de interesses de grupos e/ou indivíduos.
"O objetivo do curso é abordar os fenômenos de desinformação em astronomia e em outras ciências afins em busca de formação e semiose midiática, promovendo o desenvolvimento de uma cidadania crítica, a tomada de decisão informada e uma melhoria do contexto informacional do debate público sobre os temas", destaca Patrícia Spinelli, astrofísica do MAST e coordenadora do curso ao lado de Wallace Carriço de Almeida, professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e de Frieda Maria Marti, pesquisadora PCI e educadora museal COEDU/MAST.
Nesta segunda edição, o curso contará com atividades assíncronas e síncronas ministradas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle e na plataforma YouTube. O participante poderá conhecer e refletir sobre como a informação falsa ou enganosa é produzida e divulgada através dos meios tradicionais e dos próprios dispositivos da era digital, como as mídias sociais ou os aplicativos de mensagens instantâneas.Eles terão ainda a oportunidade de discutir tópicos de astrofísica contemporânea abordados em notícias, promovendo a atualização contínua desses temas por meio de fontes confiáveis.
O curso é gratuito. Serão disponibilizadas 100 vagas, e a seleção será realizada com base no perfil dos inscritos e em sua motivação para realizar o curso. A carga horária é de 30 horas, distribuídas em cinco semanas, com início no dia 15 de maio de 2025 e término em 18 de junho de 2025.As inscrições poderão ser feitas por meio do link https://forms.gle/mPAmQg26tw4mKVHi9 até o dia 08 de maio.
Cronograma:

- Programação