Notícias
Encontro reuniu dirigentes da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear e servidores do LAPOC/ANSN
Diretoria Colegiada da ANSN realiza reunião no LAPOC/ANSN
Na tarde de 10 de setembro de 2025, a Diretoria Colegiada da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) realizou reunião no auditório do Laboratório de Poços de Caldas (LAPOC), em Minas Gerais, com a participação de servidores da unidade.
Estiveram presentes o Diretor-Presidente, Alessandro Facure, a Diretora de Instalações Radioativas e Controle (DIRC), Lorena Pozzo, o Diretor de Instalações Nucleares e Salvaguardas (DINS), Ailton Fernando Dias, e o Superintendente-Geral de Gestão Institucional, Eduardo Ferraz, além do Coordenador-Geral de Recursos Humanos, Leonardo Ferreira, do Diretor do IRD/ANSN, André Quadros, e do servidor do IRD/ ANSN, Luiz Matta.
A abertura foi conduzida pela coordenadora do LAPOC/ANSN, Daniela Rey Silva, que agradeceu a contribuição do servidor do LAPOC, Antonio Quinelato, responsável pela coordenação do laboratório nos últimos anos, e destacou a importante parceria do Chefe da Seção Administrativa, Rodrigo Bonifácio, neste novo momento da unidade.
Em sua fala, o Diretor-Presidente relembrou sua primeira visita ao LAPOC, ainda como estudante da Universidade Federal Fluminense (UFF), e o quanto a experiência foi importante na futura decisão de prestar o concurso público que culminou em sua integração ao corpo de servidores da CNEN.
Facure ressaltou o caráter histórico desse cenário inicial da ANSN, em que a primeira Diretoria Colegiada é formada exclusivamente por servidores de carreira. Mencionou o quanto essa oportunidade é significativa para a construção de uma instituição focada nos aspectos técnicos, fundamentais para o sucesso das atividades regulatórias. Além disso, destacou que a criação da ANSN, aguardada há mais de três décadas, representa um avanço que eleva a credibilidade internacional do Brasil.
O Diretor-Presidente deixou claro que o objetivo da reunião, realizada também na Sede da ANSN e no IRD/ ANSN, foi reduzir ruídos de comunicação e fortalecer o diálogo direto com os servidores e colaboradores da instituição. Fato relevante foi o anúncio das três prioridades estratégicas da Diretoria Colegiada: realização de concurso público, valorização da carreira e fortalecimento do quadro funcional.
Por fim, Facure enfatizou que o papel da regulação não é travar processos, mas garantir segurança nuclear para a sociedade.
Na sequência, a Diretora de Instalações Radioativas e Controle, Lorena Pozzo, destacou a relevância das atividades desenvolvidas pelas Coordenações-Gerais de Instalações Radiativas e de Segurança, Transporte e Rejeitos. Ela também chamou a atenção para os NORMs (Naturally Occurring Radioactive Materials - Materiais Radioativos de Ocorrência Natural), área em que o LAPOC se tornou ponto focal na ANSN.
O Diretor de Instalações Nucleares e Salvaguardas, Ailton Fernando Dias, compartilhou sua trajetória profissional e a importância do Programa Pró-Nuclear em sua formação. Ele defendeu a recomposição do quadro funcional, por meio de novos concursos e movimentação de servidores federais, além de destacar a Gestão do Conhecimento como ativo estratégico da ANSN.
Encerrando as falas, o Superintendente-Geral de Gestão Institucional, Eduardo Ferraz, apresentou os planos de atuação das áreas de Gestão de Recursos Humanos (CGRH), Planejamento Institucional e Orçamentário, Tecnologia da Informação e Logística, fundamentais para dar suporte à missão da ANSN.
O evento foi finalizado com uma sessão de perguntas e respostas, na qual os servidores puderam esclarecer dúvidas e apresentar sugestões. O encontro reforçou o compromisso da ANSN com a transparência, a valorização do corpo técnico e o fortalecimento institucional.